Pronto atendimento contra Dengue em Paraguaçu atingiu seus objetivos e serviço será mantido


Uma das ações previstas no Plano de Ação de Combate a Dengue elaborado pelo Departamento de Saúde da Prefeitura de Paraguaçu, aprovado pela Sucen e colocado em prática desde o início do mês de fevereiro, foi o estabelecimento de um ponto de apoio que pudesse atender, triar, tratar e acompanhar os pacientes da epidemia de dengue que assola o município em 2015.

O ponto de apoio foi criado e testado com sucesso durante o carnaval, quando o Pronto Atendimento da unidade de saúde da Vila Popular foi transformado em sala de hidratação para todos os pacientes de dengue.

Durante os quatro dias de atendimento, quase setecentas pessoas procuraram o serviço público e receberam os devidos encaminhamentos quando era o caso, mas o mais importante é que a maioria dessas pessoas procuraram a unidade com dúvidas sobre possíveis sintomas e foram esclarecidas e tiveram o devido atendimento necessário para sanar qualquer tipo de dúvida.

Todos os pacientes atendidos no local e que precisaram de acompanhamento o receberam, sendo que aqueles que não precisavam de atendimento – a maioria das pessoas – foram esclarecidos e foram para casa satisfeitos e elogiando a iniciativa.

Para o Dr. José Burati Neto – Diretor do Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista – essa foi uma estratégia que já estava traçada e que precisou de um tempo para a devida alocação dos profissionais que se dispuseram a trabalhar no feriado de carnaval, atenderam a convocação municipal e receberam os pacientes com atendimento individual e humanizado.

O sucesso da ação foi tão positivo junto à população que, entre outras ações que estão sendo pensadas para o atendimento da população, está a continuidade do plantão desse serviço na unidade de saúde da Vila Popular.

Nesse final de semana com uma equipe composta por médico, enfermeira, auxiliar de enfermagem, auxiliar administrativo e auxiliar de serviços diversos estará novamente atendendo no locaL, com plantão no final de semana das 8h às 18h para apenas os pacientes de dengue.

No local são triados todos os que lá procuram, sendo que se houve alguém que apresente quadro de complicações para a dengue, o mesmo é encaminhado para o hospital, já os que necessitam de medicamentos e hidratação são atendidos na própria unidade, enquanto aqueles que são casos de dengue, mas não apresentam confirmação são acompanhados e orientados.

 


Unidade de Saúde da Vila Gamom mantem o plantão nos finais de semana das 8h às 18h



Todos os pacientes que procuraram a unidade sairam tratados ou, no mínimo, orientados



Mais de seiscentas pessoas foram atendidas no Pronto Atendimento da Vila Popular



Pacientes receberam medicamento, hidratação, acompanhamento e encaminhamento

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal



i7 Notícias
-->