Governo quer mudar fórmula da aposentadoria, diz jornal


O governo federal tem planos para mudar a fórmula da aposentadoria, segundo o novo ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, que deu ao jornal "O Estado de S. Paulo" sua primeira entrevista após a posse.

Segundo ele, o governo vai iniciar uma discussão com os movimentos sindicais para acabar com o fator previdenciário. Na prática, a intenção é retardar a aposentadoria.

O fator previdenciário adotado hoje foi criado em 1999, e leva em conta o tempo de contribuição do trabalhador, a idade na data da aposentadoria, a expectativa de sobrevida e a alíquota de contribuição.

"O fator previdenciário é ruim porque não cumpre o papel de retardar as aposentadorias. Agora nós precisamos pensar numa fórmula que faça isso e defendo o conceito do 85/95 como base de partida. As centrais concordam com isso", disse o ministro ao "Estado".

Essa fórmula proposta por Gabas soma a idade do contribuinte ao tempo de serviço: 85 anos para as mulheres e 95 anos para os homens.

O ministro também defendeu a separação do conceito de 'ajuste fiscal', que se refere ao balanceamento das contas do governo, das medidas que se referem à Previdência.

Segundo ele, os reajustes na Previdência não estão sendo tomados pensando no equilíbrio das contas neste ano, mas a médio e longo prazo. (Fonte: UOL)



i7 Notícias
-->