Vila Nova é beneficiada com nova creche


Considerando que a Constituição Federal estabelece o regime de colaboração entre Estados e Municípios, permitindo a cooperação técnica e financeira para manutenção e desenvolvimento de programas de Educação Básica e a necessidade de implantar parceria educacional entre o Estado e o Município, para ampliar o atendimento em creche às crianças da educação infantil, residentes, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social e deficit na oferta de vagas para esse nível de ensino, foi criado o Programa de Ação Educacional Estado/Município/Educação Infantil visando a fortalecer e ampliar o atendimento de crianças na educação infantil.

Esse convênio, autorizado pela Câmara de Vereadores, foi celebrado em 2014 entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio da FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação, e o município da Estância Turística de Paraguaçu para a construção de duas unidades escolares – creche – no valor de pouco mais de R$ 1.600.000,00 cada uma.

A Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE – desenvolveu três projetos padrão de creches, para as seguintes capacidades e o que melhor se adequou à demanda de Paraguaçu Paulista foi a creche para atendimento a 150 crianças na faixa etária de 0 a 4 anos.

No projeto constam que são edifícios térreos, de um só bloco, compactos, com racionalidade construtiva e técnicas usuais, objetivando minimizar os custos de construção e manutenção, onde são contemplados todos os ambientes necessários ao perfeito funcionamento dos edifícios, como as áreas administrativas e de serviços. Existe sala destinada ao uso múltiplo que é equipada com computadores para iniciar as crianças na linguagem digital. Além disso, essa sala se abre para uma área externa que permite outras atividades como teatro, dança, entre outras manifestações culturais.

Os edifícios atendem à legislação quanto à acessibilidade, bem como aos quesitos de sustentabilidade. O predio adota aquecimento solar e especificações para redução do consumo de água e energia. Por fim, os edifícios se apropriam de elementos volumétricos diferenciados, assim como de cores diversas, estimulando as crianças e marcando a identidade desse equipamento público.

A primeira obra já foi iniciada no final do ano passado e dotará a Vila Nova com esta moderna escola para atendimento da grande demanda do bairro. A previsão é de que a construção seja concluída em 7 meses com um investimento total de R$ 1.629.843,41, entre convênio com o Estado e contrapartida do município. Trata-se de uma das obras que serão realizadas na Vila Nova que receberá ainda também um novo prédio de unidade de saúde, entre outras melhorias.

 


Vila Nova receberá ainda neste ano uma nova creche e em breve se inicia o novo prédio para unidade de saúde, entre outras melhorias




Um prédio moderno que atenderá a demanda de alunos de 0 a 4 anos da Vila Nova, graças ao convênio com o Governo de SP, por meio da FDE

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal 



i7 Notícias
-->