Dez mortes por suspeita de dengue são investigadas em Marília


Quatro mortes por dengue foram confirmadas e quase 7 mil casos em 2015.

 


Idoso de 91 anos morreu com suspeita de dengue (Foto: Reprodução / TV TEM) 

Mais uma morte por dengue neste ano está sendo investigada em Marília.  Agora são 10 mortes suspeitas em 2015 e apenas quatro mortes confirmadas.

No atestado de óbito de um aposentado de 91 anos consta como uma das causas a dengue. Vicente Rodrigues Chaves morreu no domingo na Santa Casa. O idoso deu entrada no hospital com suspeita de infecção urinária, mas segundo a filha, ele também tinha os sintomas da dengue. No atestado constam insuficiência cardíaca, encefalite, infecção urinária e dengue.

A confirmação dos casos suspeitos é de responsabilidade da vigilância epidemiológica. Marília tem 6774 casos positivos da doença.

 

Divergência nos números

A cidade de aproximadamente 250 mil habitantes tem, em 2015, quase 7 mil casos de dengue confirmados e 13 mortes, atestadas por hospitais da cidade. No entanto, segundo os números oficiais divulgados pela Secretaria de Saúde, foram registradas apenas quatro mortes provocadas pela doença. Isso porque o balanço oficial só considerada as mortes onde o diagnóstico de dengue foi confirmado por exame de sangue, que é enviado ao Instituto Adolf Lutz.

Essa divergência também afetou o número de casos divulgados anteriormente. No último sábado (28), a prefeitura havia divulgado um novo balanço com mais de 7,4 mil casos confirmados. Mas, em um novo balanço, apresentado na terça-feira (3), o diretor regional de saúde Luís Carlos de Paula e Silva confirmou 5.811 casos, quase 2 mil a menos que a estimativa anterior. Ele explicou o porquê dessa diferença nos números oficiais.

"Eu só posso dizer que uma pessoa realmente tem dengue com o resultado do exame laboratorial, mas quando a gente atinge um nível de epidemia isso não é levado muito em consideração porque não podemos perder tempo para iniciar o tratamento do paciente e existe essa divergência exatamente por isso. Na hora que você vai ao posto de saúde e o profissional identifica os sintomas, ele logo te caracteriza com dengue e vai te tratar como tal, mas isso só vai ser confirmado após exames laboratoriais."

Essa conduta segue um protocolo do ministério da saúde, que exige a realização de exames laboratoriais em todos os casos suspeitos, ou seja, nem todos os pacientes que deram entrada nas unidades de saúde de Marília com sintomas de dengue estavam realmente com a doença. O representante da Secretaria Estadual da Saúde na cidade também explicou sobre o número de mortes. De 18 suspeitas, apenas quatro foram confirmadas por dengue. Seis foram descartadas e oito ainda estão sendo analisadas. Segundo ele, nem sempre o que consta na certidão de óbito é a verdadeira causa da morte.

 


Unidades de Saúde estão lotadas em Marília (Foto: Reprodução / TV TEM)


 

G1 Bauru e Marília



i7 Notícias
-->