ONG aposta em libélulas contra a dengue em Paraguaçu Paulista


Semente de planta que atrai inseto é distribuída. Larva de libélula é predadora de larva de aedes aegypti.


Várias cidades da região Centro-Oeste Paulista estão vivendo uma epidemia de dengue em 2015. Paraguaçu Paulista cancelou até as comemorações no aniversário da cidade no período diurno por causa da doença. Para tentar evitar a proliferação da doença, uma ONG de Paraguaçu Paulista está oferecendo sementes de crotalária, que pode ajudar no combate a dengue, isso porque ela atrai libélulas que são uma forma de controle biológico do mosquito.

A crotalária demora em média de 90 a 120 dias para florescer. E são justamente as flores dela que atraem alguns insetos, como as libélulas, que podem ser um importante aliado no combate ao mosquito da dengue.

As libélulas competem pelo mesmo espaço do aedes aegypti na hora da reprodução. Elas botam os ovos na água parada e são predadoras das larvas do mosquito da dengue. A iniciativa partiu de uma ONG da cidade, que distribuiu para a população 5 mil saquinhos cheios de sementes. “É mais uma ação para combater, mas a prevenção é essencial. Não tem nada melhor do que prevenir”, afirma o presidente da ONG Isidoro da Silva Lopes.

De acordo com o pesquisador da Unesp de Assis, Regildo Márcio Gonçalves da Silva, a crotalária é uma planta ornamental. Não há risco de impacto ambiental porque seria necessária uma população gigantesca de libélulas para causar algum desequilíbrio. Para o cientista, a ação contribui, mas não pode ser considerada a salvação para a epidemia que assola o Centro-Oeste Paulista. “O impacto maior que nós temos é a eliminação do criatório para eliminar o mosquito. É mais uma ferramenta.”

A prefeitura de Paraguaçu Paulista diz que nem o Ministério da Saúde e nem a Sucen reconhecem a eficiência da crotalária. A principal luta contra o mosquito ainda tem que ser travada nos quintais e terrenos onde há água parada, segundo a agente da vigilância epidemiológica Larissa Martins de Paula.  “A única forma de acabar com a transmissão da dengue é acabar com qualquer tipo de criadouro, qualquer lugar que possa juntar água”, explica.

 


Larvas de libélulas são predadoras de larvas do mosquito da dengue (Foto: Reprodução / TV TEM)

 


Planta atrai insetos (Foto: Reprodução / TV TEM)

 

Do G1 Bauru e Marília

 



i7 Notícias
-->