Paraguaçu transforma antigo barracão em centro de treinamento de Judô


Paraguaçu Paulista terá um espaço privilegiado para a prática de uma das modalidades esportivas mais tradicionais entre os combates: o judô. A Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Esporte e Lazer, disponibilizou a adequação de um antigo barracão que servia a estrada de ferro para o atendimento dos alunos do esporte na cidade, que será inaugurado na próxima quarta-feira, 25 de março.

No local será instalado o Centro de Treinamento de Judô “Isaburo Suto”. Os horários de funcionamento academia serão: de segunda, quarta e sexta – no período da manhã às 9h e às 10h40 e no período da tarde às 14h e às 15h40 com aulas do Sensei Odovvaldo de Mello. No período da noite, às 19h30 e às 21h as aulas serão com o Sensei Isaburo Suto.

Na criação deste novo espaço a homenagem foi totalmente voltada para o sensei Isaburo Suto, um dos maiores, se não o maior responsável atualmente, pela instalação, difusão e prática da modalidade esportiva na cidade de Paraguaçu Paulista. O espaço será privilegiado e terá amplo apoio para os praticantes do judô, além de ser filiado a Delegacia Regional e a Federação Paulista da modalidade. O novo centro de treinamento conta ainda com o importante apoio da Associação de Pais e Voluntários do Judô e da Acepp – Associação Comunitária e Esportiva de Paraguaçu Paulista.

O homenageado, Sensei Isaburo Suto, é nascido na Fazenda Cristal, município de Borá – SP, em 15 de fevereiro de 1935, filho de Hanjiro Suto e de Hisae Kido, foi criado numa família grande, que além de seus país ainda continha mais 10 irmãos, desses mais 4 homens e 6 mulheres.

Iniciou sua vida esportiva com 11 anos de idade, quando lhe foi apresentado o Judô pelo mestre Sensei Yukiti Kimura, sua trajetória como “kyo”, ou seja, aluno durou 8 anos até 1954 quando conseguiu atingir o que todo judoca almeja, a tão sonhada faixa preta (1º Dan), isso apenas com 19 anos.

Hoje já com os seus 80 anos, Sensei Suto como é conhecido por todas as autoridades regionais, estaduais e até nacionais do Judô, tem uma das mais altas graduações da modalidade, a faixa coral vermelha e branca (6º Dan), um mérito à quem dedica até hoje sua vida para ensinar nossas crianças e jovens, repassando boa parte de sua experiência de 69 anos de Judô.

No longo caminho percorrido por esses 69 anos, passaram muitos alunos que hoje se tornaram professores, dentistas, médicos, além daqueles que seguiram seus caminhos por outros horizontes, mais com certeza levando algum ensinamento passado pelo Sensei Suto. A única certeza que temos é que nenhum de seus alunos, desde os mais simples até os mais liberais, não se perderam ao longo do espírito e dos princípios que tanto prega está modalidade olímpica, durante sua jornada. Sensei Suto teve a honra de formar e graduar vários faixas pretas durante estes longos anos de ensinamentos, são eles: Geraldo Myamoto, Massaro Nagamatsu, José Higa, Odovvaldo de Mello, Northon W. Thimóteo Filho, Massayuki Hojo, Hemerson Ricardo Navarro, José Hugo de Souza Neto e Marcelo Moreira, entre outros que passaram e, agora dentro desse novo espaço, passarão pelas suas sábias mãos.

 


Espaço privilegiado em Paraguaçu para a prática do Judô



O homenageado, Sensei Isaburo Suto



Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal | Fotos: Assessoria de Comunicação e Jamil Foto & Vídeo

 

 



i7 Notícias
-->