Vigilância Sanitária faz campanha em favor da saúde do trabalhador de Paraguaçu


Nessa semana,mais precisamente no dia 16 de março, foi celebrado o dia D da Campanha "Não passe do limite. Complete o tanque só até o automático." Esta campanha educativa  tem sido um dos instrumentos, aplicado em várias regiões do Brasil, para promover o abastecimento consciente de veículos nos postos de combustíveis.

Em Paraguaçu Paulista a campanha foi coordenada pela Vigilância Sanitária do município que, com o apoio das equipes do Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal, percorreu os postos de combustíveis da cidade orientando os proprietários e, especialmente, os funcionários que atuam no abastecimento.

Essa ação tem como objetivos principais:   orientar os trabalhadores dos postos de combustíveis, em especial os frentistas, sobre os danos à saúde que a gasolina provoca quando seus vapores são inalados durante o abastecimento de veículos; informar também a população, principalmente os condutores de veículos, sobre os danos provocados aos veículos e ao meio ambiente quando se abastece além do travamento automático da bomba, isto é, “até a boca”; e esclarecer, também aos proprietários dos postos, que ser inflamável não é o único perigo da gasolina.

A gasolina é composta por várias substâncias químicas perigosas à saúde e, essa mistura de hidrocarbonetos pode desencadear nos indivíduos expostos a seus vapores, câncer, defeitos genéticos, prejuízo à fertilidade e ao feto. Além disso, provocará danos ao SNC, ao fígado e ao sistema sanguíneo. Com pouco tempo de exposição já se sentirá dor de cabeça, tontura, irritação das vias respiratórias, irritação à pele e aos olhos, sonolência e vertigem. A gasolina pode ser fatal caso seja ingerida e parte dela atinja os pulmões.

Em 1986 o Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA - institui um Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, estabelecendo limites para as emissões evaporativas dos combustíveis de monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio, fuligem e aldeídos, que contribuem para a deterioração da qualidade do ar. Uma das iniciativas da indústria automobilística foi a instalação de um dispositivo (cânister) que fica conectado ao tanque de combustível e tem o objetivo de reter os vapores dos combustíveis para que não sejam liberados para a atmosfera em forma de poluição. Abastecer além do automático pode encharcar o filtro de carvão ativado do cânister e, então possibilitar uma maior emissão de vapores de hidrocarbonetos e, ainda, ocasionar desperdício com vazamentos acidentais.

Além das visitas aos postos e aos funcionários que lá atuam, a Vigilância Sanitária do munícipio, juntamente com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal desenvolverá na mídia local e regional uma ampla campanha de divulgação dos objetivos e também dos perigos alertados na ação.

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal



i7 Notícias
-->