Paraguaçuense conta como está sendo a sua experiência de intercambista



Gustavo posando para a foto com a camiseta do i7Notícias em Serene Lakes, Califórnia

Há sete meses, o paraguaçuense Gustavo Carvalho deixou a sua terrinha e embarcou para a Califórnia, para vivenciar uma das experiências mais marcantes da sua vida, um intercâmbio de um ano. A camiseta do i7Notícias foi uma das peças que ocupou a sua mala, e o nosso leitor fez questão de tirar fotos com ela e enviá-las para nós. 

Gustavo está participando do intercâmbio promovido pelo Rotary Internacional. “Eu cheguei aqui em agosto do ano passado e vou ficar até o final de julho deste ano. Estou no último ano do colegial aqui. A cidade onde moro é Lafayette, na baia de San Francisco, Califórnia”. 

O paraguaçuense contou como está sendo esta experiência de ficar longe da família e vivendo em uma cultura diferente da que foi criado. "Faz 7 meses que deixei o Brasil e parti nesta grande aventura que é o ano de intercâmbio. Hoje moro em uma cidade de 24 mil habitantes. Nunca antes tinha ouvido falar de Lafayette, e claro nunca imaginei que faria tantos amigos em um lugar tão longe de casa. Conheci lugares inesperados, lugares que antes só tinha visto nos filmes ou na TV. San Francisco é uma cidade onde agora conheço todas as ruas. Viajei para vários cantos da Califórnia e também para outros estados: Lake Tahoe, Portland, Oregon; o estado de Washington e também Las Vegas”, contou Gustavo.

Sobre a sua adaptação ao novo lugar, o paraguaçuense explicou que “no começo foi um pouco difícil, estar tão longe de casa, da família e dos velhos amigos, mas logo nos primeiros meses percebi que todos os intercambistas passam por esse momento e o melhor a fazer foi procurar novos amigos na escola, se envolver em atividades na escola, com o Rotary Club e com as host families.  Tudo passou muito rápido desde que comecei a aproveitar todas as oportunidades e a viver o melhor do intercambio. Agora se passaram o dia de Ação de Graças, o Natal e Ano Movo. Estamos em março, em breve vem o Spring Break, o que me lembra que em somente alguns meses vai chegar a minha hora de eu voltar ao Brasil”. 

A experiência de conhecer novas pessoas que nasceram naquele local e outras que estão passando pela mesma experiência de intercâmbio foi algo que o mais fascinou. “É incrível saber que existem outras pessoas de cada canto do mundo passando pela mesma experiência que você. Essas pessoas são os outros intercambistas, que se tornaram amigos que nunca vou esquecer. Amigos também que fiz na escola, que foi um pouco difícil no começo, mas logo se tornou parte do dia a dia e logo percebi que a escola tinha a oferecer muitas coisas boas. Fiz vários amigos e agora participo de atividades muito interessantes como o clube de produção teatral e de produção de vídeo, que me ensinam várias coisas que posso usar no meu futuro, pois quero trabalhar com cinema”, disse o estudante. 

Outro ponto que se tornou marcante para Gustavo foi a visita que ele fez aos estúdios da Pixar. “Tive várias oportunidades que vão me ajudar no que quero como carreira na área de cinema, umas das grandes razões de que sempre quis vir à Califórnia. Fiz uma visita à Pixar Studios com um roteirista. Essa foi uma experiência que com certeza foi um dos altos do meu ano, onde pude aprender muito sobre produção de animações e filmes. Assisti também uma produção ao vivo de um jornal de TV, no canal CBS em San Francisco”. 

Gustavo deixa um recado para aqueles que têm em mente a vontade de se aventurar no intercâmbio. “Ser um intercambista é ter uma experiência incrível e todos que tem a coragem deveriam tentar participar do programa. É ótimo fazer novos amigos que não falam sua língua, morar com pessoas que acabou de conhecer e aproveitar o melhor de cada oportunidade. É um ano de muito aprendizado que você vai levar para toda a vida”.



i7 Notícias
-->