Marília realiza 1ª edição de casamento coletivo para casais homoafetivos do interior de SP


Evento será realizado pelo Cejusc em parceria com o MPF e Prefeitura de Marília

 


UNIÃO - O evento surgiu em boa hora para Mayara Cristine e Marcela da Cruz - Paulo Cansini 

Amanhã (28) o Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) vai realizar a primeira edição de casamento coletivo heterossexual e homoafetivo em Marília. O projeto é realizado em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), Unimar (Universidade de Marília) e Prefeitura de Marília. O evento, totalmente gratuito, acontecerá na Emef Balão Mágico das 13h30 às 16h e oferece série de serviços à comunidade através do projeto Cejusc Itinerante.

Nesta primeira edição foram disponibilizados 20 casamentos, sendo 10 para casais homoafetivos e 10 para casais heterossexuais, entretanto, segundo o Cartório Parra, 16 casais se inscreveram para participar desta edição, sendo um homoafetivo. O evento é direcionado para casais que ganham até dois salários mínimos e residem no bairro Nova Marília, zona sul.

De acordo com o Cejusc, os casamentos serão realizados por um juiz de paz na quadra da escola. Profissionais do Instituto Embeleze estarão no dia, como parceiro do Cejusc, para arrumar os noivos.

Depois de 30 anos juntos, o corretor de imóveis Paulo Lucindo Filho e a cuidadora de idosos Terezinha Madalena dos Santos resolveram oficializar a união. Segundo Paulo, a decisão partiu dos dois e teve como fator determinante facilitar documentos e até mesmo viagens.

O corretor de imóveis ressaltou que mesmo nos dias de hoje ainda há preconceito com quem não é casado oficialmente. “Muita gente ainda questiona o porquê de não termos casado no papel. E como temos uma filha resolvemos, em um momento de estalo, casar oficialmente”, afirmou.

Além de ser a primeira edição de casamento coletivo da cidade, também será a primeira edição de casamento coletivo para casais homoafetivos do interior de São Paulo. O evento surgiu em boa hora para Mayara Cristine Pinheiro de Oliveira e Marcela Fátima da Cruz, que moram juntas há quatro anos, mas ainda não haviam oficializado a união.

“Temos certeza do que sentimos e de que é uma relação duradoura. Além do amor, existe também as questões burocráticas como, por exemplo, inserir a companheira no plano de saúde”, disse Mayara, que aprovou a iniciativa do Cejusc, principalmente porque beneficia pessoas que não tem condições de pagar por um casamento.


OUTROS SERVIÇOS

Além da realização de casamento coletivo, o Cejusc também vai oferecer outros serviços através de diversos órgãos públicos. A Emef Balão Mágico fica na rua Eduardo Prado, 56, Jardim Monte Castelo. (Fonte: diariodemarilia.com.br)



i7 Notícias
-->