Paraguaçu inaugura Centro de Treinamento de Judô “Isaburo Suto”


A Associação de Pais e Voluntários do Judô, com o apoio do Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal e da Acepp, entregou, na quarta-feira, 25 de março, a partir das 19h30, aos judocas o novo espaço para a prática da modalidade, o Centro de Treinamento de Judô “Isaburo Suto”.

Instalado no antigo barracão da estrada de ferro, o Centro de Treinamento terá os seguintes horários de funcionamento: de segunda, quarta e sexta – no período da manhã às 9h e às 10h40 e no período da tarde às 14h e às 15h40 com aulas do Sensei Odovvaldo de Mello. No período da noite, às 19h30 e às 21h as aulas serão com o Sensei Isaburo Suto.

Durante a entrega do espaço estiveram presentes: o Prefeito Ediney Taveira Queiróz, o vereador Antian – representante da Acepp, o Presidente da Câmara de Vereadores – Miguel Canizares Junior, acompanhado pelas vereadoras: Katia, Elaine e Delmira, além de familiares, esportistas, convidados e o Capitão Fábio Domingues Pereira.

Na oportunidade, José Carlos Pincerati, em nome da Associação de Pais e Voluntários agradeceu o apoio da Acepp, dos vereadores, especialmente Antian, Elaine e Miguel, ao diretor do Departamento de Esportes – Fabio Gonçalves e ao Prefeito Municipal, pois, segundo ele, há muito o Judô precisava de um lugar decente e fixo para a prática e agora tem.

A Prefeitura cedeu o espaço, reformou todo o forro e a iluminação e os pais e voluntários cuidaram das reformas, pintura e instalações, além de toda a mudança.

Na criação deste novo espaço a homenagem foi totalmente voltada para o sensei Isaburo Suto, um dos maiores, se não o maior responsável atualmente, pela instalação, difusão e prática da modalidade esportiva na cidade de Paraguaçu Paulista. O espaço será privilegiado e terá amplo apoio para os praticantes do judô, além de ser filiado a Delegacia Regional e a Federação Paulista da modalidade.

O Prefeito Ediney, que foi aluno do Sensei Suto, enalteceu o trabalho e o comprometimento dos pais e voluntários em contribuir para que tudo pudesse ficar melhor, pois ele entende que é assim, através da união dos esforços que a cidade cresce e progride. Já com relação a Suto e aos demais judocas presentes, o Prefeito se disse feliz em poder homenagear Isaburo Suto com essa honraria que é o mínimo perto do tanto que ele já fez pelo esporte e pelo Judô.

O homenageado, Sensei Isaburo Suto, é nascido na Fazenda Cristal, município de Borá – SP, em 15 de fevereiro de 1935, filho de Hanjiro Suto e de Hisae Kido, foi criado numa família grande, que além de seus país ainda continha mais 10 irmãos, desses mais 4 homens e 6 mulheres.

Iniciou sua vida esportiva com 11 anos de idade, quando lhe foi apresentado o Judô pelo mestre Sensei Yukiti Kimura, sua trajetória como “kyo”, ou seja, aluno durou 8 anos até 1954 quando conseguiu atingir o que todo judoca almeja, a tão sonhada faixa preta (1º Dan), isso apenas com 19 anos.

Hoje já com os seus 80 anos, Sensei Suto como é conhecido por todas as autoridades regionais, estaduais e até nacionais do Judô, tem uma das mais altas graduações da modalidade, a faixa coral vermelha e branca (6º Dan), um mérito à quem dedica até hoje sua vida para ensinar nossas crianças e jovens, repassando boa parte de sua experiência de 69 anos de Judô.

No longo caminho percorrido por esses 69 anos, passaram muitos alunos que hoje se tornaram professores, dentistas, médicos, além daqueles que seguiram seus caminhos por outros horizontes, mais com certeza levando algum ensinamento passado pelo Sensei Suto. A única certeza que temos é que nenhum de seus alunos, desde os mais simples até os mais liberais, não se perderam ao longo do espírito e dos princípios que tanto prega está modalidade olímpica, durante sua jornada. Sensei Suto teve a honra de formar e graduar vários faixas pretas durante estes longos anos de ensinamentos, são eles: Geraldo Myamoto, Massaro Nagamatsu, José Higa, Odovvaldo de Mello, Northon W. Thimóteo Filho, Massayuki Hojo, Hemerson Ricardo Navarro, José Hugo de Souza Neto e Marcelo Moreira, entre outros que passaram e, agora dentro desse novo espaço, passarão pelas suas sábias mãos. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal)

Confira todas as fotos na galeria abaixo:



i7 Notícias
-->