Venda de smartphones ultrapassa a de computadores


O levantamento da FGV comprova que, pela primeira vez em 30 anos, a venda de PCs caiu no Brasil

 

 

A 26ª pesquisa sobre o Mercado Brasileiro de TI do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada - GVcia - da Fundação Getúlio Vargas, divulgada dia 16 de abril, comprova que o ano de 2014 não foi bom para a indústria de PCs. O levantamento da FGV comprova que, pela primeira vez em 30 anos, a venda de PCs caiu no Brasil. Foram comercializadas 20,4 milhões de unidades - incluindo tablets nessa relação, uma redução de 10% em relação a 2013.

Já os smartphones cresceram e apareceram e superaram, num curto prazo, a base instalada de PCs. Segundo o estudo, a partir de agora, o país conta com 306 milhões de dispositivos conectáveis a Internet, sendo 152 milhões de computadores e 154 milhões de smartphones, o que representa a existência de três dispositivos para cada dois habitantes.

Se o ano de 2014 foi ruim, a projeção para 2015 é mais animadora. Os pesquisadores da FGV acreditam que haverá uma retomada das vendas de PCs, muito em função dos tablets, que vão responder pela metade da comercialização. A projeção é que o mercado irá crescer 8% e chegará a 22 milhões de unidades vendidas ao final do ano. Metade desse montante virá dos tablets.

O estudo prevê ainda que, em dois anos, o país terá um computador por habitante no Brasil, o que significa alcançar uma base de 208 milhões de PCs ativos em 2017/18. A pesquisa destaca ainda que o Brasil está acima da média mundial por habitante em computadores, TVs e telefones, com 75%. A média mundial é de 56%. Mas muito atrás dos Estados Unidos que chegam a 134%.

Em TVs, o Brasil alcançou 104% per capita, mais de 1 por habitante (36% acima da média mundial). E nos telefones, o Brasil ficou com 162%, quando o mundo ficou em 117%. A pesquisa ouviu 2340 empresas, sendo 68% pertencentes as 500 maiores do país.

Os bancos continuam na liderança investindo 13,8% das receitas em TI, seguido por Serviços com 10,8%, Indústria 4,6% e Varejo com 3,4%. Pela primeira vez, a pesquisa da FGV trouxe nos indicadores o uso da TI no setor de Saúde. O levantamento mostra também que, nos últimos 10 anos, os investimentos das empresas brasileiras na área de TI triplicaram, passando de 2,5% do faturamento para 7,6%, em 2014.

 

GALAXY S6

A TIM iniciou a pré-venda dos novos smartphones Samsung Galaxy S6 em sua loja virtual (loja.tim.com.br). E até hoje (24), quem comprar um dos modelos no site da operadora leva um par de ingressos para o festival de música Live Music Rocks, que contará com mais de 20 shows, com dez artistas internacionais.

Na pré-venda, a operadora oferecerá o modelo preto do Galaxy S6 de 32GB e a mesma cor do Galaxy S6 Edge de 64 GB. Novos e atuais clientes dos planos pós-pagos Liberty poderão parcelar a compra em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito. Para os demais planos, a opção de parcelamento é em até 10 vezes sem juros.

Os novos modelos Galaxy S6 oferecem a tecnologia mais avançada em todos os seus aspectos: Android 5.0 Lollipop, 4G, tela Super AMOLED de 5.1 polegadas Quad HD, câmera fotográfica de 16 MP e frontal de 5 MP para selfies, processador Octacore de 64 bits e carregamento wireless.

 

 

Fonte: diariodemarilia.com.br



i7 Notícias
-->