Centro de Educação Ambiental permite espaço privilegiado e contato direto com a natureza


O Centro de Educação Ambiental da Estância Turística de Paraguaçu Paulista, coordenado pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, a cada dia que passa vem se tornando um centro de referência no setor para a Estância Turística, bem como para as cidades da região.

A equipe do CEA de Paraguaçu Paulista, formada por quatro servidores municipais – incluindo uma pedagoga – recebe semanalmente a visita de escolas, entidades e grupos formados por visitantes de Paraguaçu Paulista e de toda a região oeste do Estado de São Paulo.

Lá são desenvolvidas atividades de lazer, recreação e, principalmente, de educação ambiental com as pessoas passando por uma série de “estações” onde conhecem dados do município sobre coleta de resíduos, procedimentos de arborização e informações sobre coleta seletiva de materiais recicláveis. Na oportunidade da visita as pessoas tem profundo contato com a rica fauna e flora nativas do local, sendo que após assistir apresentações e vídeos, os visitantes saem a campo e, devidamente orientados, passam por uma trilha onde tem a empolgante missão de encontrar na prática aquilo que acabaram de ver nas fotos.

O Centro de Educação Ambiental da Estância Turística de Paraguaçu Paulista conta com uma equipe de quatro funcionários durante o dia e um vigia à noite que tem o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar para a proteção do local e também do seu entorno. O local conta ainda com visitas da Polícia Ambiental e de técnicos da Sucen.

O CEA iniciou em 2014 um projeto especial de itinerância, visto que não são todas as escolas que podem visitar o espaço, por isso mesmo uma material selecionado especialmente por nível de escolaridade e faixa etária circula pelas escolas da cidade para serem utilizados em sala de aula como apoio aos professores em suas atividades de educação ambiental. Além disso, sempre que solicitada, a equipe do CEA visita a escola para palestras temáticas e apresentação dos recursos lá existentes e que estão sempre à disposição de todos.

Mesmo ainda sem as suas instalações totalmente conluidas, nesse pequeno espaço de tempo em que foi recriado com outra constituição e objetivos, depois de um incêndio criminoso que quase destruiu o local, o CEA vem chamando a atenção pela qualidade e quantidade de visitas que recebe por ano, com mais de cinco mil pessoas que já conheceram o local ou lá participaram de algum evento.

O CEA possui uma sala de reunião para 15 pessoas, uma sala de reunião para 50 pessoas, uma sala de oficinas práticas para 40 pessoas, banheiros e instalações com acessibilidade, recursos audio visuais completos e uma biblioteca com quase 100 títulos sobre variados temas dentro da educação ambiental. Na sua parte externa o CEA possui ampla arborização com bosque e trilha, uma área de convivência em local aberto para lanches e confraternizações, horta, um aquário que está sendo preparado para receber peixes nativos, um circuito de arvorismo que está sendo ampliado e um lago, abaixo da barragem do Parque Aquático, para experimentos e aulas práticas.

Tudo isso cercado por muito verde, árvores e de fácil acesso pela Estrada Municipal Kiujiro Marubayashi, que possui às suas margens pista de caminhada e amplo estacionamento cercado para a comodidade dos visitantes.

O Centro de Educação Ambiental da Estância Turística de Paraguaçu Paulista funciona, por enquanto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com atendimento ao público com visitas agendadas. Para maiores detalhes os interessados podem visitar a página do CEA no Facebook e realizar suas pesquisas, visita virtual e agendamentos.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal



i7 Notícias
-->