Alunos da rede municipal de Paraguaçu estão na final nacional da VII Olimpíada Mind Lab


Estudantes da EMEF Coronel Antonio Nogueira e EMEF Profª Helena Wirgues Ramos vão disputar a finalíssima em São Paulo, no mês de maio. Vencedores serão classificados pra última etapa, em Istambul, na Turquia

A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Educação, acaba de comemorar mais uma grande conquista com seus alunos de Ensino Fundamental. Os estudantes da Escola Municipal Coronel Antonio Nogueira e EMEF Profª Helena Wirgues Ramos estão participando da VII Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, um torneio que reúne estudantes de escolas públicas e particulares brasileiras e de outros 7 países, com disputas de jogos de raciocínio de maneira presencial e online. O evento é promovido pela Mind Lab, responsável pelo Programa MenteInovadora, que auxilia no desenvolvimento de habilidades desses alunos.

Após a fase local, com jogos na escola, e regional, que foi online, com estudantes de outras localidades, os alunos Cláudio Henrique Neres Venâncio, Lucas Menezes Teixeira, Pedro Henrique Ribeiro de Souza e Weverton César Ferraz Paiva da Silva conseguiram a pontuação necessária para disputar a grande final nacional, que acontece em São Paulo, no mês de maio.

Na categoria 8º ao 9º ano, a equipe composta pelos alunos Alícia Paula da Luz (9ºB), Guilherme Henrique Negrão Pires (8ºB), Gustavo Felisbino (8ºB), da EMEF Cléia Caçapava Silva, Patrícia de Souza Santos (9ºA), da EMEF Profª Helena Wirgues Ramos e Ingrid Rafaela Pires de Souza (9ºB), da EMEF Prof.Osório Lemaire de Morais ficou em 2º lugar na etapa regional.

Na ocasião, estarão presentes todos os vencedores da etapa regional. O torneio presencial premiará os mais bem colocados de 8º e 9º ano e servirá de seletiva para os de 4º ao 7º ano à fase internacional da olimpíada, que acontece em Istambul (Turquia), no mês de junho.

Em novembro de 2014 as escolas participaram da etapa municipal e os alunos  vencedores disputaram agora, nos dias 10, 11 e 25 de abril de 2015, a etapa regional, mediados pelos professores Paula Stela Loureiro e Márcio Hernani Barbosa da Silva.

O Torneio de jogos de raciocínio reúne diversos países que aplicam a Metodologia Mind Lab. As equipes têm a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento e estratégias exploradas pelo Programa MenteInovadora em um evento em que alunos, educadores e famílias trocam experiências e celebram a jornada intelectual e emocional. Na final internacional, cada equipe é formada por 4 alunos do 4º ao 7º ano e do 8º ao 9º ano do ensino fundamental, que competem em modalidades/jogos diferentes: Damas Olímpicas, jogo Octi, jogo Bloqueio e o jogo Abalone.

A Mind Lab é reconhecida mundialmente por sua abordagem inovadora voltada para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais de crianças e jovens para que eles estejam preparados para enfrentar os desafios da vida moderna. Fundada em Israel em 1994, a empresa já beneficiou milhões de estudantes ao redor do mundo em 25 países com sua metodologia exclusiva que conta com três pilares: jogos de raciocínio, professor mediador e métodos metacognitivos, sempre apoiando os estudantes a transferir o aprendizado com os jogos para a vida real. No Brasil, onde hoje fica a sede da empresa, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação do Programa MenteInovadora, que é integrado ao currículo das escolas. Com a finalidade de ampliar o engajamento e impacto na formação dos jovens, a Mind Lab tem investido também no desenvolvimento de soluções complementares, tais como o portal da games MindLab.NET, o aplicativo Conectados e o Missão Universitário, uma plataforma de preparação para o ENEM e para o mercado de trabalho. 

Veja a classificação final da etapa:

 


Alunos finalistas com os professores Paula e Márcio e as supervisoras Marinete e Maria Aparecida



Lucas Menezes Teixeira - 7ºB - EMEF Profª Helena W. Ramos



Cláudio H. N. Venâncio - 6ºD - EMEF Coronel A. Nogueira



Pedro H. R. de Souza - 6ºB - EMEF Coronel A. Nogueira



Weverton C.F. P. da Silva  - 7ºC - EMEF Coronel A. Nogueira

 

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal




i7 Notícias
-->