MEC anuncia: acabou o dinheiro para contratos novos do Fies


Ministério da Educação vai recorrer da decisão da Justiça de Mato Grosso, que mandou reabrir as inscrições para contratos novos do Fies. 

 


Secretário executivo da pasta, Luiz Cláudio Costa | Foto: Wilson Dias - Agência Brasil 

O Ministério da Educação vai recorrer da decisão da Justiça de Mato Grosso, que mandou reabrir as inscrições para contratos novos do Fundo de Financiamento Estudantil. O prazo tinha terminado na quinta-feira (30). 

O Ministério da Educação insiste que já esgotou os recursos, o dinheiro para novos contratos, R$ 2,5 bilhões para 252.442 novos negócios. Na tarde desta segunda-feira (4), no Ministério da Educação, o ministro Renato Janine Ribeiro foi direto: “Nós entendemos que, não havendo mais recursos, então a reabertura do sistema seria meio inútil”. 

O juiz determinava a reabertura do sistema para novos contratos assim que o Ministério da Educação fosse notificado, o que aconteceu por volta das 19h de segunda-feira (4). A partir de agora, a AGU, Advocacia Geral da União, tem cinco dias para recorrer sem pagar multa. E ela vai argumentar que o sistema teve, sim, uma série de problemas, mas que tudo foi resolvido, tanto que 252 mil estudantes conseguiram fechar os contratos. O ministro foi muito duro: ele disse que "acabou, simplesmente acabou o dinheiro para novos contratos". 

Não há uma previsão de uma nova edição do Fies para o segundo semestre, e o ministro disse que o governo não pode prometer algo que não tem certeza, que seria uma temeridade afirmar isso no momento. Os cursos mais procurados foram engenharia, direito e enfermagem. (Fonte: g1.globo.com)



i7 Notícias
-->