Próxima semana será marcada por conscientização ao abuso de crianças e adolescentes


No dia 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. A data foi instituída pela Lei 9.970, de 17 de maio de 2000. 

Em Paraguaçu Paulista, a Câmara de Vereadores apoia a data por meio do Decreto Legislativo 64, de 08/10/2013, que que instituiu a "Semana Municipal Todos Juntos Contra a Pedofilia", iniciativa do vereador Ian Salomão, com o propósito de conscientizar a população sobre o tema. 

A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com 8 anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos. 

A Câmara de Vereadores, como forma de destacar o assunto, pretende conscientizar a população por meio de um procedimento informativo. Em parceria com a Radiativa FM, foram criadas mensagens de apoio à causa, que serão veiculadas durante toda a programação, em diversos horários, entre os dias 17 e 24 de maio. 

Denúncias 

No Brasil  o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100, ou pelo endereço eletrônico: [email protected].

 

Leonardo Volcean | Assessoria de Imprensa da Câmara



i7 Notícias
-->