Polícia Militar usa aplicativo de celular para cumprir mandados em Assis


Grupo de mensagens agiliza prisão de suspeitos.
 

Um aplicativo de celular está ajudando a Polícia Militar a cumprir os mandados de prisão em Assis. Atualmente no fórum da cidade não há mais mandados de prisão não cumpridos e até alguns índices de criminalidade baixaram, principalmente aqueles relacionados a menores de idade, segundo a polícia. A agilidade vem da menor burocracia e da facilidade em circular informações. 

“Uma diminuição drástica da quantidade de mandados expedidos pelo poder judiciário. Praticamente nós não temos mandados a cumprir no momento. E provocou uma redução sensível em alguns medidores criminais, por exemplo, quase não se encontra menores mais na região de biqueira”, afirma o tenente coronel da PM Marcelo Sanches.


Troca de mensagens ajuda a cumprir mandados (Foto: Reprodução / TV TEM)

Há oito meses, a PM adotou uma ferramenta simples e barata para otimizar o serviço. Um aplicativo de celular para troca de mensagens instantâneas se tornou nas mãos da polícia instrumento de combate ao crime.

Em Assis, a Polícia Militar criou um grupo específico para divulgar informações sobre os mandados. Assim que o juiz expede o documento, determinando a prisão, a polícia posta uma cópia do mandado no aplicativo. Todos os policiais, mesmo os que estão de folga, recebem a mensagem e colaboram com informações sobre a localização do condenado. 

Em alguns casos, a pessoa foi presa em menos de dez minutos depois que a mensagem foi postada, segundo o Cabo da PM Washington dos Santos. “Eu estava fazendo patrulhamento com meu parceiro. Ele postou e nós estávamos a dois quarteirões do lugar. Em menos de cinco minutos prendemos o suspeito”, lembra. 

Desde que a tecnologia começou a ser usada, a rotina nos cartórios do fórum mudou e os mandados não se acumulam mais em meio à papelada. “O cumprimento é imediato. O mandado é retirado por um policial e no dia seguinte ele já está cumprindo. Hoje eu não tenho nenhum mandado em atraso para cumprimento aqui na Vara da Família”, afirma o escrivão judicial Paulo Cezar Dias.

Em 2013, 221 condenados foram capturados. No ano passado, 302. Com isso, os índices de criminalidade caíram. Em 2013 foram registrados 266 roubos, já em 2014 166. Furto de veículos caiu de 214 para 123 no mesmo período.

 

Medidas Alternativas à Prisão

A polícia também adotou outra ferramenta tecnológica, dessa vez para ajudar o poder judiciário. É um programa de computador desenvolvido em Assis chamado MAP, que significa Medidas Alternativas à Prisão. É um banco de dados onde os policiais podem consultar se uma pessoa abordada em uma blitz está descumprindo alguma medida imposta pelo judiciário, como circular fora do horário ou do município determinado pelo juiz, segundo o capitão da PM Daniel Lucas Rocha de Almeida. 

“A ideia do MAP foi trazer do processo essa informação para a área de segurança pública. E com essas informações, os policiais passam a colaborar com o poder judiciário”, explica Almeida.

Nesse caso, o objetivo não é prender a pessoa. Um boletim de ocorrência é lavrado e encaminhado ao juiz responsável, para que ele tome novas medidas, como agravar a pena.

Por enquanto, o banco de dados tem informações apenas de Assis, mas a medida que ele for expandido, pode ajudar juízes de todo o país. “A medida que os juízes forem alimentando esse banco de dados e ele for utilizado pela PM, esse sistema se operará de maneira mais eficaz. Será melhor para a população e para o judiciário”, acredita o juiz 2ª vara criminal Thiago Baldani de Filippo.


Programa ajuda poder judiciário a saber se medidas são cumpridas (Foto: Reprodução / TV TEM)

 

 

Do G1 Bauru e Marília



i7 Notícias
-->