Médica fala sobre as novidades no tratamento do Melasma


Melasma é o surgimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, mas pode ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo. É mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, mas pode afetar os homens. Quando surgem na gravidez, as manchas são chamadas  cloasma gravídico.  Há 3 tipos de melasma, o epidérmico ( camada mais superficial da pele), dérmico ( na camada mais profunda) e o misto (que envolve as duas camadas da pele).

Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, como também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez. A maior parte das pessoas com melasma possui um histórico de exposição diária ou intermitente ao sol, embora também suspeita-se que o calor seja um fator subjacente. 

No último congresso da Academia Americana de Dermatologia, foram apresentados  ingredientes novos, alguns derivados de plantas, que comparados a hidroquinona, até agora o ativo mais eficaz no clareamento das manchas, obtiveram bons resultados no clareamento do melasma.

Entre estes novos ingredientes estão o Acido Elágico, que é uma substancia natural derivada da romã e de morangos, que além de atuar como antioxidante, inibe uma enzima necessária na produção de melanina, melhorando a mancha. Outra substância é a lignina peroxidase, uma enzima que é produzida por um fungo que também clareia a pele.

Além das novas substâncias também foram apresentados novos procedimentos para tratar as manchas que não melhoram com nenhum creme. Está cada vez mais comum a associação de lasers com o melhor peeling clareador do mercado mostrou resultados excelentes, mesmo nas manchas mais resistentes. Assim como a aplicação de injeções com substancias clareadoras nas manchas, que demonstram bons resultados.

Se você sofre por causa destas manchas procure logo seu dermatologista, pois o inverno é a melhor época para o tratamento do melasma e outras manchas de pele!

 


Por: Dra. Lígia Estrella - CRM/SP: 138.042
Pós-graduada em dermatologia, tricologia, medicina e estética
Atende em Paraguaçu Paulista, na Clínica Perfil - telefone: (18) 3362-1022.

 

 



i7 Notícias
-->