Teatro de Tábuas promove contação de histórias em 4 cidades da região


Projeto patrocinado pela Duke Energy visita escolas dos municípios de Pedrinhas Paulista, Cruzália, Maracaí e Florínea

 

A trupe do Teatro de Tábuas visita mais quatro municípios da região com o projeto Contação de Histórias. Nesta etapa da iniciativa patrocinada pela Duke Energy serão contempladas crianças de 5 a 10 anos, de escolas municipais de Pedrinhas Paulista (3 de junho), Cruzália (8), Maracaí (9) e Florínea (10). Os alunos ouvirão dos atores causos, lendas e poemas que falam da vida presente nas águas dos rios e da importância desses cursos d’água para as comunidades ribeirinhas. 

Reunidas sob o título de “Os segredos do rio”, as pequenas histórias escritas e encenadas para o público infantil foram colhidas junto aos moradores da região onde serão apresentadas. Ao todo, o projeto visitará 30 cidades paulistas e paranaenses, até o dia 7 de julho. Simultaneamente, o Teatro de Tábuas produzirá um filme de média metragem com o mesmo enredo, que será disponibilizado na internet. 

Em Pedrinhas Paulista 160 alunos da rede municipal vão participar do Contação de Histórias. De acordo com a secretária municipal de Educação, Oriana Schippa, o projeto é um importante aliado no trabalho de educação ambiental que é desenvolvido com os alunos do ensino integral. “As crianças permanecem mais tempo na escola e entre as atividades trabalhamos informações sobre o meio ambiente, a importância da preservação e responsabilidades de cada um. Por isso, a iniciativa lúdica coopera para o aprendizado dos pequenos, além de promover uma integração”, enfatiza. 

Já em Cruzália, o projeto aporta no dia 8, mas a expectativa já é grande, uma vez que a cidade já recebeu outras atrações promovidas pela Duke Energy. “Este é um projeto muito importante para as crianças cruzaliense, uma ação educativa que contribui para o aprendizado dos alunos e na formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente”, declara a secretaria municipal de Educação e Cultura, Margarida de Oliveira Correia. 

Em Maracaí a apresentação está agendada para dia 9 de junho. Os atores prosseguem com a contação de histórias no dia seguinte, abrangendo os alunos de Florínea. 

 

Workshop

Complementando o trabalho com as crianças, haverá workshops com o intuito de capacitar os professores da rede de ensino municipal para a contação de histórias. São 20 vagas por município.  Caso não sejam preenchidas por professores, as vagas remanescentes serão disponibilizadas para a comunidade. As inscrições podem ser feitas diretamente com as secretarias locais de Educação. 

No ano passado, com a história ‘A lenda da gralha azul’, o projeto Contação de Histórias alcançou um público de 13,5 mil crianças, em 69 escolas públicas de 34 cidades da Bacia do Paranapanema. 



i7 Notícias
-->