Participação ativa dos estudantes prevê possibilidades de melhorias no trânsito em Paraguaçu


A importância da participação cidadã em todos os movimentos propostos pela administração pública e todas as instâncias dos serviços públicos como fator preponderante para o sucesso dos mesmos, ficou muito claro na realização da etapa de junho do Forum Municipal de Debates Permanentes sobre Trânsito, que aconteceu no início dessa semana na ETEC Augusto Tortolero Araújo.

Os alunos demonstraram uma maturidade cidadã muito importante, pois apesar da grande maioria ser composta por menores de idade, os alunos se preocuparam, não só com assuntos correlatos à sua segurança, enquanto estudantes de uma escola que se localiza do outro lado da rodovia e com dificuldades de acesso, como também assuntos relativos à segurança do trânsito na cidade, como um todo.

Aproveitando a oportunidade os mesmos solicitaram ainda que, além da instalação de dispositivos de segurança na entrada da escola – no cruzamento com a rodovia, tais como: sonorizadores, redutores de velocidades, placas e até semáforo e passarela, os alunos também solicitaram muitas melhorias em vários pontos da cidade e ainda fizeram questão de hipotecar o apoio às campanhas de educação para o trânsito, cadastramentos de bicicletas elétricas e uma campanha com os ciclistas e motociclistas da cidade.

Segundo a Coordenadora Pedagógica, Maria José Cardozo e a Diretora, Profª Catarina Timóteo, todos os trabalhos realizados pela equipe escolar são feitos, entre outros importantes objetivos, para elevar o índice de participação cidadã, o que pelo jeito, surte pleno resultado, tendo em vista a postura dos alunos e a qualidade da participação.

Outro ação importante da escola foi a criação da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que, já em atuação há tempos na unidade, fez questão de estar presente no Fórum de Trânsito e dar sua contribuição tanto para incentivar a participação dos alunos como para auxiliar na melhoria geral do trânsito na cidade.

O Departamento de Trânsito da prefeitura municipal já programou mais uma realização na escola, se houver disponibilidade da mesma, bem como a realização em outros pontos da cidade onde haja esse nível de participação. Em breve serão lançadas diversas campanhas municipais, e o Fórum Municipal de Debates Permanentes sobre Trânsito de Paraguaçu Paulista é uma forma de garantir a participação popular nas decisões. Há ainda a previsão de lançamento do Forum On Line, visando facilitar a participação dos que não podem estar presentes fisicamente nos eventos, mas que poderão dar a sua opinião pela rede mundial.

 


Equipe da CIPA da ETEC Augusto Tortolero Araujo após a realização do Forum de Trânsito na escola



Equipe gestora da escola promove uma participação cidadã cada vez mais efetiva dos alunos



Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal



i7 Notícias
-->