Paraguaçu marca presença na Conferência Estadual de Saúde


Paraguaçu Paulista marcou presença em mais uma importante etapa dos debates sobre saúde pública que estão sendo realizados neste ano em todo o País, através das conferências da saúde, nas esferas: municipal, regional, estadual e federal.

Com o tema "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas por meio de Políticas Públicas Direcionadas Também aos Segmentos Específicos (Mulher, Homem, Criança, Idosos, Negros e outros): Direito do Povo Brasileiro", foi realizada nessa semana a 7ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo, a que corresponde à Etapa Estadual da 15ª Conferência Nacional de Saúde, regida pela Resolução No 500, de 12 de Fevereiro de 2015, e pela Resolução nº 501/2015 que dispõe sobre as diretrizes metodológicas para a 15ª Conferência Nacional de Saúde.

Foram três dias de discussão para reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, bem como mobilizar e estabelecer diálogos para fortalecer a participação e o controle da sociedade brasileira, de acordo com os seguintes eixos temáticos:

I - Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade;
II - Participação Social;
III - Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde;
IV – Financiamento do SUS e Relação Público-Privado;
V - Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde;
VI - Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS;
VII - Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e
VIII - Reformas Democráticas e Populares do Estado.

Participaram deste encontro delegadas e delegados eleitos nas etapas municipais e regionais, e pelo Conselho Estadual de Saúde de São Paulo, convidadas e convidados, entre outros. As etapas regionais aconteceram entre os meses de junho e julho, conforme cronograma estabelecido em cada regional de saúde.

O objeto de discussão da 7ª CES resultará num conjunto de propostas e demandas das diversas regiões do Estado de São Paulo, com sugestões importantes no padrão de funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A última edição estadual foi realizada em 2011, com a participação de 832 delegados distribuídos nos segmentos Gestor/ Prestador (208 delegados), Trabalhador (208 delegados) e Usuário 416 delegados.

 


Participação importante de Paraguaçu na etapa que antecede a fase final que será a Conferência Nacional de Saúde

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal



i7 Notícias
-->