CART dá dicas de como reduzir o uso de combustível no automóvel


Eco-condução pode ser uma prática sustentável e econômica

 

A indústria automobilística permitiu nos últimos anos a fabricação de veículos que apresentam menor consumo de combustível e emitem menos poluentes na atmosfera; no entanto, grande parte dos condutores não aproveita este potencial. Dessa forma, a eco-condução permite obter grandes benefícios ao adotar práticas de condução simples e de baixo custo.

A eco-condução é uma forma de condução eficiente caracterizado pela adoção de comportamentos mais sustentáveis durante a condução de um veículo. Essa prática consiste em reduzir o consumo de combustíveis fósseis,  responsáveis pelo fenômeno do efeito estufa e do aquecimento global; além de contribuir para redução de gastos com combustível no orçamento mensal.  A forma como se conduz um veículo é o primeiro passo para se reduzir o consumo energético, através de pequenas mudanças é possível obter reduções significativas nos consumos de combustível poupando energia, dinheiro e reduzindo as emissões poluentes.

Atenta as questões de preservação ambiental e engajada em transformar o meio ambiente e social,  a CART- Concessionária Auto Raposo Tavares promove o mês do motorista, um mês voltado a campanhas de segurança no trânsito, dicas de manutenção preventiva do veículo e práticas sustentáveis ao conduzir um automóvel.

 

Pratique a Ecocondução!

Adote hábitos conscientes, ecológicos e seguros ao conduzir seu veículo. Além de estar contribuindo para a redução da poluição, o número de acidentes rodoviários diminui com a revisão periódica do seu carro. Para isso, alguns cuidados tanto com o manuseio quanto com a revisão de peças do automóvel são fundamentais.

- Pneus calibrados

Pneus murchos ou com a calibragem errada influenciam diretamente no consumo. A calibragem deve ser feita no máximo a cada 15 dias. Lembre-se, a pressão é diferente para traseira e dianteira do veículo. Os pneus podem ser responsáveis por até 20% do consumo.

- Peso

Um carro mais pesado precisa de maior aceleração para se movimentar. Quanto mais carregado, mais o veículo consome. Revise os objetos inúteis deixados no porta-malas.

- Troca de marcha

A troca de marcha faz muita diferença no consumo. Um carro a 40 km/h não pode estar em 5ª marcha, por exemplo. Assim como você não deve chegar a 100 km/h em segunda. Nos dois casos estará gastando mais do que o necessário.

-  Aceleradas

Evite aceleradas bruscas e desnecessárias. Isso afetará muito a média de combustível.

- Ar condicionado

 Em dias de temperaturas amenas, desligue o ar condicionado. Ele aumenta, em média, 20% o consumo do veículo.

- Sem banguela

 Aquele costume antigo de deixar o carro em ponto morto em descidas, a “banguela”, é coisa do passado. O veículo deve ficar sempre engrenado. A injeção eletrônica identifica que não é preciso aceleração e corta o combustível.

 - Evite apetrechos

Antes de instalar qualquer acessório no carro, consulte um especialista. Objetos que mudam as características originais tendem a provocar maior resistência contra o ar. Aerofólios, suportes e rodas fora do padrão, por exemplo, influenciam diretamente na aerodinâmica e, consequentemente, no aumento do consumo.


Atuação socioambiental da CART

Os projetos socioambientais da CART procuram integrar ao negócio da empresa o desenvolvimento econômico, social e ambiental das localidades onde a empresa atua. Desde 2010, a CART é signatária do Pacto Global, iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) que tem como objetivo mobilizar empresas para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

A CART conta com Comitê Interno de Responsabilidade Socioambiental que mantêm contato constante para o intercâmbio de informações e experiências, o planejamento de ações e o estabelecimento conjunto de estratégias, metas e objetivos. A CART aplica periodicamente os Indicadores Ethos, desenvolvidos pelo Instituto Ethos para empresas interessadas em avaliar sua gestão sob a perspectiva da sustentabilidade e da responsabilidade social. Os resultados geraram um plano de ação para áreas diversas da empresa, que é monitorado periodicamente para a melhoria contínua da gestão da responsabilidade social e da sustentabilidade.

O Relatório Anual de 2014 da Invepar  utiliza a metodologia GRI - Global Reporting Initiative, uma das mais utilizadas e reconhecidas em todo o mundo que  contribui para a adoção da prática de medir, divulgar e prestar contas para públicos de interesse sobre o desempenho organizacional, tendo como objetivo final promover o desenvolvimento sustentável. A CART participa deste processo de elaboração do relatório e mensuração de indicadores de responsabilidade socioambiental.

Também atua em parceria com a CART o Instituto Invepar que apoia projetos que estejam alinhados à valorização territorial e desenvolvimento comunitário, buscando sinergia entre os resultados das ações de responsabilidade social e a presença das empresas do Grupo Invepar na região de forma mais eficiente.

A CART, uma empresa Invepar Rodovias, administra o Corredor Raposo Tavares, que é formado pela SP-225 João Baptista Cabral Rennó, SP-327 Orlando Quagliato e SP-270 Raposo Tavares, no total de 834 quilômetros entre Bauru e Presidente Epitácio, sendo 444 no eixo principal e 390 quilômetros de vicinais.

Fonte: Assessoria



i7 Notícias
-->