Zilor patrocina oficinas de teatro para estudantes em Quatá


Projeto cultural ‘A Escola é o Palco’ será lançado no dia 1º de setembro, às 9h, no Auditório da Secretaria de Educação.

 

Levar o teatro para dentro da sala de aula e despertar em jovens entre 11 e 17 anos o gosto pela cultura são propósitos do projeto ‘A Escola é o Palco’, que será lançado em Quatá, no dia 1º de setembro, às 9h, no Auditório da Secretaria de Educação. O projeto faz parte do programa de cultura patrocinado pela Usina Zilor e conta com apoio da Prefeitura de Quatá e da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do ProAc - Programa de Ação Cultural, tem produção executiva da Origem Produções e realização da Companhia A Dita Cuja e Associação de Cultura e Arte.

Em Quatá, serão oferecidas 10 oficinas para iniciação teatral, nos períodos da manhã e tarde, com 200 vagas disponíveis para estudantes. As aulas seguem até dezembro deste ano e terão quatro Companhias de teatro como orientadoras: Cia. Tertúlia, Cia. Boccaccione, Cia. A DitaCuja e Cia Teatro de Riscos. “Além do aprendizado de teatro, iremos trabalhar questões que envolvem o grupo, coletividade, responsabilidade e identidade”, explica Flávio Racy, coordenador do projeto.

De acordo com Maria Elvira Scapol, diretora de Gestão de Pessoas e Socioempresarial da Usina Zilor, a empresa investe na educação como fator fundamental para o desenvolvimento das comunidades em que tem unidades. Tem projetos próprios, apoia entidades e, agora, lança mão da linha de projetos incentivados via ProAc para trazer para Quatá uma nova oportunidade para crianças e jovens. “Acreditamos na força transformadora da educação, por isso optamos por apoiar um projeto de teatro oferecido nas escolas e que desperta nos participantes o seu melhor: criatividade, integração social e protagonismo”.

Além das oficinas de teatro, a Usina Zilor irá apresentar outras atividades de educação para o projeto cultural que irá patrocinar no município. Em 28 outubro, estão programadas sessões de cinema de curta-metragem com o projeto Dia Internacional de Animação e, para 2016, o projeto de oficinas de percussão com o músico Duda Lazarini.

De acordo com a prefeita de Quatá, Luciana Guimarães Alves Casaca, é preciso estimular a percepção de cultura nos estudantes. “O teatro é uma linda experiência aos jovens enquanto vivência coletiva, disciplina corporal, experiência cognitiva e interação", comenta.

As oficinas, com carga horária de 3h, também têm início no dia 1º de setembro em Quatá. As inscrições podem ser realizadas na Prefeitura do município e na Assessoria de Imprensa da Prefeitura. Para participar, os jovens devem ter entre 11 e 17 anos e levar uma cópia do RG e/ou CPF. A programação completa está disponível no site www.origemproducoes.com.br. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (18) 3366-9500.

Programação

Data: 1º de setembro

Companhia convidada: Cia. Tertúlia
Tema: Oficina de improvisação no teatro
Turma 1: 8h30 às 11h30
Turma 2: 13h30 às 16h30
Local: sala de uso múltiplo do Polo do Guri

Data: 18 de setembro

Companhia convidada: Cia Boccaccione
Tema: Oficina de teatro de rua
Turma 3: 8h30 às 11h30
Turma 4: 13h30 às 16h30
Local: ETEC Dr. Luiz César Couto

Data: 14 de outubro

Companhia convidada: Cia. A DitaCuja
Tema: Oficina de teatro de animação de bonecos
Turma 5: 8h30 às 11h30
Turma 6: 13h30 às 16h30
Local: Escola Estadual Prof. Francisco Balduino de Souza - Chiquinho

Data: 18 de novembro

Companhia convidada: Teatro de Riscos
Tema: Oficina de dança teatroTurma 7: 8h30 às 11h30
Turma 8: 13h30 às 16h30
Local: Brinquedoteca

Data: 7 de dezembro

Companhia convidada: Cia. Tertúlia
Tema: Oficina de expressão corporal
Turma 9: 8h30 às 11h30
Turma 10: 13h30 às 16h30
Local: Auditório da Secretaria de Educação

Assessoria de imprensa - Origem Produções



i7 Notícias
-->