Pais e alunos protestam contra mudanças em escolas estaduais de Rancharia


Ato ocorreu na manhã desta segunda-feira (28), em Rancharia.

 


Alunos e pais usaram cartazes para protestar contra mudanças (Foto: Reprodução/TV Fronteira)

Pais e alunos de escolas públicas estaduais de Rancharia realizaram na manhã desta segunda-feira (28) uma passeata para protestar contra as medidas adotadas pelo governo do Estado sobre a mudança nas unidades de ensino que visa a fazer com que seja oferecido à população apenas um dos três ciclos do ensino básico. Com isso, segundo os manifestantes, escolas devem ser fechadas e estudantes terão de ser transferidos.

De acordo com as informações da Polícia Militar, a passeata começou na Escola Estadual José Gioge, que fica na Rua Príncipe Pedro, na Vila Nova, por volta das 7h30.  Esta instituição, ainda conforme a PM, está fechada devido à reforma que é feita no local para adequação aos padrões exigidos pelo governo estadual.

Em seguida, o grupo caminhou pelas ruas da área central, com cartazes e apitos, até a Escola Estadual Dom Antônio José dos Santos, situada na Rua Rosa Miguel, no Centro. Cerca de 60 pessoas participaram do ato, que acabou por volta das 9h45.

Os manifestantes alegam que com a mudança haverá um acréscimo significativo de alunos por sala de aula, o que poderá dificultar o processo de aprendizagem. Além disso, o grupo tem medo de que, com as transferências, escolas possam ser fechadas na cidade, tornando o acesso ao ensino reduzido.

Pais e alunos também levaram em conta a distância entre as residências e as escolas, já que, com as transferências, o trajeto pode aumentar para muitos estudantes.

 

Mobilização

O protesto feito por alunos e pais contra a mudança prevista pelo governo do Estado sobre a disposição das séries nas escolas foi organizado por estudantes da Escola Estadual José Giorge, que tem previsão para começar a alteração em janeiro do ano que vem. Por conta disso, não houve aulas na manhã desta segunda-feira (28) na escola. Segundo a Polícia Militar, o protesto foi totalmente pacífico.

A estudante do 3º ano do ensino médio Maria Clara Amâncio, de 17 anos, uma das organizadoras da mobilização, afirmou que a mudança seria prejudicial para todos. "Isso vai lotar as salas de aulas de alunos. Não vai ter como aprender com tanta gente e os professores não vão ter como ensinar para todo mundo", salientou.

Ela ainda confirmou que está prevista uma nova manifestação para a noite desta segunda-feira (28), às 18h30, saindo novamente em frente da Escola Estadual José Giorge, mas, dessa vez seguindo até a Câmara Municipal. O evento criado pelos organizadores numa rede social já teve a confirmação de 1.000 pessoas.

"Creio que teremos umas 700 ou 800 pessoas, pois algumas confirmam, mas não vão. Mas nesse horário será bom, pois o pessoal que trabalha no comércio e não pôde ir agora de manhã terá condições de participar também", comentou a estudante.

 

Outro lado

Em nota ao G1, a Diretoria Regional de Ensino de Tupã esclareceu que nem todas as unidades de ensino passarão pela reorganização. As unidades de ensino com mais de um ciclo ainda funcionarão, devido às diferenças demográficas e às necessidades por escolas para diversas faixas etárias em algumas regiões. Ainda conforme o órgão estadual, o estudo que definirá as escolas selecionadas está em andamento.

“Portanto, ainda não há como definir quais escolas passarão pelo processo. É importante reforçar que no dia 14 de novembro será realizado o ‘Dia E’, um megaencontro entre as escolas, pais e responsáveis da rede estadual de ensino, para explicar o novo processo de reorganização.  A data será uma boa oportunidade para tirar dúvidas, entender como serão feitas as transferências e quais escolas receberão alunos. A ação acontecerá de forma simultânea em todo o Estado”, finalizou a nota.

Fonte: G1 Presidente Prudente



i7 Notícias
-->