Bancários protestam contra proposta indecente da Fenaban


 

A indignação dos bancários frente à proposta da Fenaban para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho motivou protestos em várias partes do país, nesta terça-feira 29. Em Assis, houve retardo de uma hora na agência do Santander, antecedido de reunião com os funcionários. Tal insatisfação já vinha sendo detectada na base, por meio de enquete promovida pelo Sindicato. Até a tarde desta segunda 28, a rejeição atingia 97% dos participantes. 

Convocado pelo Comando Nacional dos Bancários, este Dia Nacional de Luta antecede as assembleias que ocorrerão nesta quinta 1º de outubro para avaliar a proposta da Fenaban, com indicativo de deflagração de greve por tempo indeterminado a partir de terça-feira, dia 06 de outubro. 

Em vez de aumento para salários, vales e PLR, os banqueiros ofereceram à categoria, em negociação do dia 25, perda de 4%. No lugar de ganho real, um abono de R$ 2,5 mil, sobre o qual ainda haverá incidência de imposto de renda e INSS. Os banqueiros querem que o pagamento seja em uma única vez não surtindo qualquer efeito nos cálculos do FGTS, 13º salário ou da aposentadoria. Além disso, a proposta não abrange importantes reivindicações da categoria, de defesa do emprego, da saúde e mais segurança.

Nos bancos federais, não há sequer rodada agendada para dar continuidade ao debate sobre as reivindicações específicas do funcionalismo.

 

 

Fonte: Assessoria



i7 Notícias
-->