Espetáculo e oficina circense chegam a Paraguaçu Paulista


 

O Projeto Circulação Saltimbembe Mambembancos chega nesta sexta-feira à Paraguaçu Paulista. Serão três apresentações em locais públicos no centro e em dois bairros do município, além de uma oficina de técnica circense, tudo de graça! As apresentações vão acontecer na sexta-feira, às 20h, no Conj. Habitacional Dona Lina Leuzzi; no sábado, às 9h, na Vila Gammom, e no domingo, às 20h, na Praça da Matriz.

O Projeto Circulação Saltimbembe Mambembancos tem o apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e o patrocínio da Cocal Energia Responsável. Ao todo são 20 apresentações do espetáculo Saltimbembe e oficinas de circo para 16 cidades do Estado de São Paulo. As atividades começaram em agosto e seguem até o final de outubro.

As últimas apresentações foram em São Paulo, Suzano e Osasco, sendo a única etapa do projeto levada a grandes centro. O foco desta circulação são cidades de pequeno porte da nossa região Oeste do estado de São Paulo. Mesmo na Capital e nas cidades de Suzano e Osasco a proposta foi de descentralização, chegar também em locais onde o público tem pouco ou nenhum acesso aos bens culturais.  

Saltimbembe já foi apresentado em Anhumas, Iepê, Narandiba, Osasco, Presidente Prudente, Quatá, São Paulo, Suzano e Tarabai. Nesta próxima etapa as cidades de Cândido Mota, João Ramalho, Nantes, Paraguaçu Paulista, Pirapozinho, Rancharia e Taciba receberão o espetáculo. As apresentações acontecem sempre em espaços abertos, livres para a população.

Para o Rosa dos Ventos, este projeto é uma oportunidade de chegar em locais que ainda não estiveram e de voltar à alguns municípios que já se apresentaram há um bom tempo, uma vez que, atualmente, o grupo tem circulado por cidades mais distantes, normalmente em grandes centros e lugares onde a fruição do bem cultural acontece de forma mais intensa. Até o momento foram nove apresentações, sendo estimado ter atingido um público de 3.500 pessoas. A expectativa é de que o projeto chegue a mais de 9 mil.

O ESPETÁCULO

Saltimbembe é um espetáculo de circo com um humor rasgado, livre, popular, intenso, para todos os públicos. Desde 2005 até hoje foram mais de 500 apresentações deste trabalho por centenas de cidades de 16 Estados do Brasil.

Saltimbembe foi apresentado também fora do país em um festival na em Córdoba na Argentina em 2012, e teve a oportunidade de participar dos mais importantes festivais do Brasil em Lino Rojas e Circuito SESC de Artes - São Paulo, Inverno Cultural - Minas Gerais, Festival de Inverno de Garanhuns - Pernambuco, Festival de Curitiba - Paraná, Festival Palhaçada em Goiânia - Goiás, Festival Matias de Teatro de Rua em Rio Branco - Acre, Amazônia Em Cena em Porto Velho - Rondônia, Festival Palco Giratório em Porto Alegre - Rio Grande do Sul, Floripa Teatro – Santa Catarina entre muito outras centenas de festivais. É um espetáculo com uma trajetória linda.

Saltimbembe é um trabalho que cria um ambiente de descontração muito dinâmico, o espetáculo começa muito antes da hora anunciada uma vez que o aquecimento e a maquiagem dos palhaços são feitos ao vivo, em cena no local da apresentação uma hora antes do início do trabalho. Enquanto os palhaços aquecem para os números acrobáticos e fazem sua maquiagem o público vem chegando e já encontra o diálogo aberto e a criação espontâneas de piadas improvisadas podem ser as geradoras dos mais diversos assuntos do local que poderão ser trazidos para as cenas durante a apresentação. Esse é o momento que os palhaços conhecem as história, os personagens, os assuntos do cotidiano de cada lugar. Isso da vida a apresentação e constrói um ambiente inteiramente caseiro para os artistas e para o público.

A COCAL

A Usina Cocal é a grande responsável por este projeto acontecer já que acreditou na iniciativa e patrocina esta circulação o que valoriza e muito a parceria com empresas privadas em projetos culturais da nossa região, muitas vezes tão carentes desse tipo de ação. A Cocal é uma empresa de origem familiar 100% nacional, fundada em 1980 na cidade de Paraguaçu Paulista, hoje tem um campo de atuação amplo que além de produzir Etanol fabrica açúcar e gera energia elétrica por meio da operação de sua Termoelétrica. São centenas de empregos gerados e diversas cidades da nossa região.

As notícias, relatos, fotos, vídeos e demais informações do projeto poderão ser acompanhados no Blog: circulacaosaltimbembe.blogspot.com.br

 

A ROSA DOS VENTOS

O Rosa dos Ventos é um grupo de artistas populares de rua! Seus integrantes são pesquisadores da história da cultura popular, da comicidade e da diversidade cultural existente em nosso país. Fundado em 1999 por alunos da Unesp, o Rosa dos Ventos nasce de um projeto de extensão Universitária, onde teatro, folclore e circo eram cenicamente representados por palhaços. Os trabalhos do grupo buscam a fusão do teatro, da música, das técnicas circenses, do palhaço, dos tipos cômicos em uma arte popular vibrante, subversiva, questionadora e ousada.

 

SERVIÇO

Dia 02 de outubro - às 20h
Loca: Conj. Habitacional Dona Lina Leuzzi

Dia: 03 de outubro - às 9h
Local: Vila Gammom - Ponto de Cultura

Dia 04 de outubro - às 20h
Loca: Praça da Matriz



i7 Notícias
-->