Nova sinalização precisa de atenção de condutores e pedestres


 

Aos poucos, durante as semanas, a Estância Turística de Paraguaçu Paulista estará recebendo a nova sinalização semafórica, dentro do projeto de revitalização da sinalização viária e turística da cidade, uma conquista da Prefeitura Municipal junto ao Governo do Estado de São Paulo, por meio do DADE – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias.

Uma das primeiras etapas já em andamento na nova sinalização é a substituição dos semáforos da avenida Siqueira Campos e avenida Paraguaçu, por novos e modernos equipamentos com alimentação a LED, GPS e contadores numéricos, entre outras inovações.

Acontece que muitos condutores de veículos estão tomando sua decisão de seguir ou parar o veículo baseado apenas no contador numérico e isso tem sido um grande equivoco e, ao mesmo tempo, um grande risco, o que pode significar acidentes.

O que decide o fluxo de veículo de seguir ou parar são as tradicionais luzes do semáforo – verde – amarela – vermelha – os contadores servem apenas para orientar os condutores sobre o tempo de espera naquele cruzamento. Mesmo com o contador numérico zerado, os condutores não devem avançar o sinal, sendo obrigados a aguardar apenas o sinal verde para dar deslocamento ao veículo.

Preocupado com isso, o Departamento de Trânsito deve colocar uma campanha em ação junto aos condutores e pedestres, fazendo com que eles reflitam sobre seu papel para um trânsito mais humano e seguro, durante sua parada no cruzamento sinalizado.

A empresa vencedora do processo de licitação prossegue as instalações dos novos semáforos e a previsão é de que até o próximo final de semana todos já tenham sido substituídos o que, além de oferecer maior segurança, irá proporcionar uma durabilidade maior dos equipamentos e uma economia significa do consumo e pagamento de energia elétrica pelo município.

 


Mesmo com o contador zerado, condutores e pedestres devem aguardar a cor da luz do semáforo para seguir ou parar

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal



i7 Notícias
-->