CREAS realiza mobilização no Dia Mundial do Idoso


 

O aumento da expectativa de vida do brasileiro representa um grande desafio para os governos bem como para a sociedade civil. O implemento das políticas públicas e a efetiva garantia dos direitos sociais da pessoa idosa, certamente assegurará um envelhecimento saudável e com dignidade.

O Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 01 de outubro de 2003) tem como objetivo assegurar aos idosos os direitos sociais, criando condições para promover autonomia não só naqueles que se encontram nesta situação, mas sim para aqueles que vão envelhecer somente. Assim sendo, é de extrema necessidade unir esforços para uma integração e participação efetiva na sociedade. Reconhecer a questão da velhice como prioritária no contexto das políticas sociais é criar condições para promover a longevidade com qualidade de vida, colocando em prática ações voltadas para que a população idosa do município possa viver com garantia de diretos, saúde e dignidade.

Para tanto, o Departamento de Assistência Social, por meio do CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social fez a entrega de cartilhas em diversos pontos da cidade, especialmente para o Departamentos de Saúde; Departamentos de Assistência Social; CRAS I e II; Ministério Público; Lar dos Idosos; CCI, entre outros.

Tendo com objetivo a referencia sobre o papel do idoso, da família, da sociedade e do Estado em relação a pessoa idosa, trazendo importantes informações sobre as violações de direitos e também fazendo a divulgando para a população uma rede de serviços voltada para este público no município de Paraguaçu Paulista. Além disso, foram colocadas algumas faixas em pontos estratégicos para reforçar a data. O CREAS, no dia 02 de outubro reuniu-se com a rede de atendimento para dar inicio a um projeto de capacitação para cuidadores de idosos e a rede de atendimento com o foco na prevenção de situações violadoras de direitos.

 


Equipe do CREAS de Paraguaçu Paulista fez a mobilização no Dia Mundial do Idoso

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal



i7 Notícias
-->