Projeto Vida Viva continua em atividade em Paraguaçu


 

Uma noticia veiculada, de forma irresponsável nesta semana, colocou em alerta todos os usuários do Projeto Vida Viva em Paraguaçu Paulista desnecessariamente, conforme informou o Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal.

O Projeto está passando por adequações para integrar, dentro do sistema de saúde municipal, o projeto da Academia de Saúde, que acaba de ser implantado em Paraguaçu, com o apoio do Ministério da Saúde e passará a interagir com o Projeto Vida Viva, garantindo ainda mais seu funcionamento.

Segundo o Departamento de Saúde, as afirmações veiculadas não correspondem à realidade e até mesmo as informações do Prof. Jurandir Francisco não levam em consideração essa readequação do projeto que está sendo pensado para continuar atendendo à todos sem interrupção. O próprio Prof. Jurandir enviou nota a imprensa nesta semana explicando seu posicionamento e reafirmando que o Projeto Vida Viva continua e continuará ativo na cidade.

Promover a qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade e os riscos à saúde. Esses são os objetivos do Projeto Vida Viva implantado em Paraguaçu Paulista em 2008 e que atende atualmente cerca de 550 pessoas portadoras de doenças crônicas.

A iniciativa prioriza grupos de idosos, diabéticos, hipertensos e obesos, que são avaliados por médicos do município e encaminhados ao projeto. Eles passam também por avaliação dos educadores físicos antes de iniciar as atividades. Após aferição da pressão arterial, dosagem de glicemia capilar e batimentos cardíacos, os usuários são inseridos em um cadastro e já podem iniciar os exercícios físicos, que são realizados de segunda a sexta-feira, durante 50 minutos, sendo compostos por ginástica, caminhada orientada e passeios temáticos.

Em 2012, o projeto Vida Viva foi selecionado e ficou entre as 10 experiências bem sucedidas em todo o Estado de São Paulo, além de se classificar entre os cinco finalistas do Estado como uma experiência exitosa por promover a saúde e a qualidade de vida em Paraguaçu.

Nota Prof. Jurandir

“PROJETO VIDA VIVA NAO VAI PARAR, E SEGUE MELHORANDO A SAÚDE DA POPULAÇÃO PARAGUAÇUENSE.

O projeto vida viva que há mais de cinco anos vem melhorando a saúde da população, com a pratica de exercícios físicos diariamente próximos aos postos e unidades de saúde de nossa cidade, não vai parar.

Até o final deste ano os professores de educação física estarão atendendo nas seguintes unidades de saúde:

POSTÃO NA QUADRA DO GINASIO DE ESPORTE SILVIO M. PADILHA

POSTO DA BARRA FUNDA 1 PROXIMO AO ANTIGO SESI

POSTO DA VILA POPULAR

CRAS 1  PRA BAIXO DO ESTADIO

POSTO DA VILA NOVA VI NO GINASIO DA VILA NOVA

Lembrando que a Prefeitura Municipal tem honrado com os pagamentos dos professores que atendem ao projeto, os mesmos estão em dia. Os atendimentos destas unidades de saúde citados acima terão suas atividades normalizadas a partir de segunda feira. Enquanto acontece a readequação do projeto,  não perca tempo, procure uma unidade de saúde onde estará sendo realizada atividades do Projeto Vida Viva e junte-se a nós e venha adquirir mais saúde e seja muito mais feliz”.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal



i7 Notícias
-->