Com travessia do mar Vermelho, 'Os Dez Mandamentos' chega ao ápice

A previsão é que a sequência se estenda por três capítulos.


 


Moisés (Guilherme Winter) encara as águas do Mar Vermelho

A Bíblia não diz exatamente quanto tempo demorou a travessia dos hebreus pelo mar Vermelho em direção à Terra Prometida –a versão mais aceita nos estudos do Velho Testamento é que tenha sido questão de horas.

Já na novela "Os Dez Mandamentos", exibida na Record, a previsão é que a sequência se estenda por três capítulos, a começar no que será exibido na sexta-feira (6).

A soma leva em conta desde o momento em que os hebreus avistam o exército egípcio em seu encalço até a chegada em terra firme.

Incensada pela emissora como o grande momento do folhetim bíblico, capaz de causar um maremoto na audiência, a cena é a mais cara já produzida pela Record, segundo profissionais que trabalham na novela.

A abertura milionária do mar Vermelho irá ao ar pouco mais de uma semana depois de "Os Dez Mandamentos" virar um divisor de águas na dramaturgia da emissora.

Em feito inédito, na noite da última quinta (29), a trama escrita por Vivian de Oliveira ficou em primeiro lugar na Grande São Paulo durante toda a exibição do capítulo, das 20h40 até as 21h50.

Bateu a Globo durante a transmissão do "Jornal Nacional" e da novela "A Regra do Jogo", por 22 pontos a 21 na média (cada ponto no Ibope equivale a 67 mil domicílios).

Os custos envolvendo apenas a produção da cena da travessia estão na casa de R$ 1 milhão, sem contar os gastos com efeitos especiais e pós-produção, encomendados à norte-americana Stargate –o orçamento médio de cada capítulo da novela é da ordem de R$ 700 mil, segundo Alan de Oliveira, gerente de produção da novela.

O estúdio estrangeiro contratado assina as pirotecnias digitais das séries de TV "Heroes" e "The Walking Dead". Em "Os Dez Mandamentos", fizeram chover fogo como a sétima praga de Deus sobre o Egito.

O cuidado com efeitos especiais e a parceria com um estúdio estrangeiro, no entanto, não são algo inédito nas telenovelas brasileiras. Na Globo, o realismo mágico do remake de "Saramandaia" (2013) recebeu instruções do californiano Institute of Creative Technology para fazer João Gibão voar e Dona Redonda, explodir.

Antes, em 2001, a Globo contratou a empresa responsável pelos efeitos especiais do longa "Titanic" para uma cena de naufrágio do folhetim "Porto dos Milagres".

A oito capítulos de colocar um fim na saga de Moisés, Vivian falou à Folha na segunda (2) que o imaginário em torno dessa passagem bíblica ajuda a engrossar a expectativa.

"É uma coisa que muita gente já tem referência, ouviu falar ou viu em filmes", diz a autora. Ela conta que assistiu a diversas versões cinematográficas para o episódio –inclusive o recente "Êxodo" (2014), longa dirigido por Ridley Scott ("Blade Runner").

Vivian, porém, diz não ter ido além das referências presentes nos capítulos 14 e 15 do Êxodo, livro bíblico que trata da travessia –diferente do que teve de fazer com as pragas do Egito, esticadas para dar conta da nova fornada de episódios encomendada pelo canal.

"[A abertura do mar] por si só é algo grandioso", afirma ela. "Enquanto isso, coisas vão acontecendo no Egito. Aí sim terá surpresa, na trama de quem ficou lá."

Além das exigências técnicas de uma cena dessas proporções, não haveria como mudar muita coisa a essa altura: Vivian entregou esta parte do roteiro no final de 2014. As gravações começaram em junho e terminaram só agora. Na última sexta-feira (30), o diretor Alexandre Avancini acertava os últimos detalhes, gravando closes com os atores.

 


Superprodução - A travessia do Mar Vermelho em números

 

REARRANJO

O sucesso de "Os Dez Mandamentos" provocou um rearranjo na extensão do folhetim, que ganhou 20 capítulos a mais do que os 150 inicialmente previstos, e no cronograma de estreias da Record.

O canal irá consolidar a faixa das 20h30 para produções bíblicas. Em novembro, exibirá reprises de "Rei Davi" e"José do Egito", ambas séries escritas por Vivian de Oliveira.

Depois, estreia "Josué e A Terra Prometida", continuação da peregrinação dos hebreus dirigida por Avancini e escrita por Renato Modesto, com colaboração de Vivian nos episódios de transição.

"Estou com a Vivian de um lado do telefone e com Renato Modesto do outro", diz o diretor. A sucessora está em fase de testes de elenco. "Temos um compromisso com o público de estender nossa estética visual de 'Os Dez Mandamentos' para 'Josué'", diz.

Fonte: folha.uol.com.br



i7 Notícias
-->