Começa em Assis cursos de especialização para Residência Médica no SUS

Assis está entre as 48 cidades escolhidas entre mais de 200 de todo o país.


Aconteceu na manhã desta quarta-feira, no anfiteatro da Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, a aula inaugural dos cursos de Preceptoria de Residência Médica no SUS e Preceptoria no SUS.

Assis está entre as 48 cidades escolhidas entre mais de 200 de todo o país e foi contemplada, por conta de sua estrutura na área da saúde e por ser um dos municípios selecionados para receber um curso superior de medicina.

Durante a manhã de trabalhos, estiveram presentes autoridades e profissionais médicos, que irão participar das aulas, que têm duração de um ano. A oportunidade é uma parceria entre o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês – IEP/HSL e o Ministério da Saúde – MS.

O Curso de Aperfeiçoamento em “Gestão de Programas de Residência Médica no SUS” está entre os projetos aprovados pelo Ministério da Saúde para apoio ao SUS, e é uma iniciativa voltada à capacitação de profissionais de saúde e, consequentemente, à melhoria da qualidade da atenção à saúde no SUS do município.

As aulas de capacitação profissional são organizadas segundo uma abordagem construtivista da educação de adultos e buscam estimular a capacidade de aprender ao longo da vida, o trabalho em equipe, a postura ética, colaborativa e compromissada com as necessidades da sociedade. Visa ainda aprofundar, de modo crítico e reflexivo, o conhecimento cientificamente produzido nas áreas de gestão, saúde e educação e o diálogo entre esses saberes e as necessidades de saúde da sociedade.

Durante a solenidade de abertura, os presentes puderam assistir a uma videoconferência com o Dr. Roberto de Queiroz Padilha, Superintendente de Ensino do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, que deu início ao curso em todo o país.

O prefeito de Assis Ricardo Pinheiro Santana lembrou que essa é mais uma histórica conquista para a saúde de Assis e lembrou todos os investimentos que a Prefeitura já realizou em atenção a qualidade de vida da população, como são os casos das implantações do AME, SAMU, UPA, Leitos de UTI, P.S. Referenciado, e mais recentemente, o curso de medicina na FEMA.

A tarde os participantes dos cursos começaram a capacitação, com os facilitadores Vanessa Patrícia Fagundes e Dr. André Luiz Gonçalves Mateus.

Fonte: Assessoria de Imprensa



i7 Notícias
-->