Prefeitura de Paraguaçu realiza audiência pública sobre Plano Municipal de Resíduos nesta quarta

Trata-se da audiência pública para apresentação do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos.


 

A Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Meio Ambiente, realiza nesta quarta-feira, 25 de novembro, a partir das 19h30 no plenário do Palácio Legislativo Água Grande – Câmara dos Vereadores, uma importante audiência pública, para a qual toda a comunidade está mobilizada e convidada.

Trata-se da audiência pública para apresentação do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, uma providência que a Prefeitura Municipal, dentro da legislação vigente, precisa providenciar para adequar-se a atua realidade do setor, por isso é esperada grande presença de populares e representantes da sociedade.

A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

Além disso, Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos e cria metas importantes que irão contribuir para a eliminação dos lixões e institui instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microregional, intermunicipal e metropolitano e municipal; além de impor que os particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

 


Comunidade deve se reunir nesta quarta a noite na Câmara de Vereadores para debater o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal



i7 Notícias
-->