Paraguaçu realiza mobilização pelo Dia Mundial de Luta contra a AIDS

A data, comemorada no dia 1º de dezembro, foi estabelecida em 1987 pela Assembleia Mundial de Saúde.


 

Dando continuidade à série de campanhas anuais planejadas e que estão sendo realizadas em Paraguaçu Paulista pelo Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal, acontece no início  da próxima semana, no dia 1º de dezembro, a mobilização do Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Na década de 80, o diagnóstico positivo de HIV era motivo de pânico e uma garantia de morte rápida. Além disso, o preconceito e a discriminação contra os soropositivos eram muito maiores que atualmente. Várias pessoas com o vírus viram suas famílias serem desfeitas, seus empregos ameaçados e seus amigos simplesmente sumirem.

Diante da falta de informação sobre a doença e do preconceito amedrontador que a rodeava, surgiu o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data, comemorada no dia 1º de dezembro, foi estabelecida em 1987 pela Assembleia Mundial de Saúde, juntamente à Organização das Nações Unidas (ONU), como uma forma de conscientizar a população sobre a doença.

Apesar de hoje a grande maioria da população conhecer as formas de transmissão e entender que não existem grupos de risco, muito preconceito envolve os portadores de HIV. Sendo assim, a data funciona até hoje como uma forma de diminuir a discriminação e de quebrar muitas concepções erradas sobre a Aids.

Em Paraguaçu Paulista, desde o dia 25 de novembro, mas especificamente nessa semana do dia 1º de dezembro, todas as unidades da rede municipal de saúde estarão ofertando o teste rápido e a equipe do SAE/CTA, dentro do “Fique Sabendo”, estará realizando uma mobilização, durante todo o dia primeiro de dezembro, no centro da cidade, com farta distribuição de material educativo e a realização de abordagens preventivas.

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em dois dispositivos de testagem e para chegar ao resultado, o profissional que realiza o teste segue um fluxo determinado cientificamente. Se os dois dispositivos tiverem os mesmos resultados, o diagnóstico já é fechado. Porém, se houver discordância entre os resultados, é feito outro teste com um terceiro para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório. Esse método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário. Distribuído gratuitamente para serviços de saúde da rede pública, este teste rápido é utilizado na maior parte das ações do Fique Sabendo do Departamento de DS, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, principalmente devido a sua agilidade e praticidade.

 


Neste dia 1º de dezembro haverá mobilização no centro de Paraguaçu e todas as unidades de saúde estarão ofertando o teste rápido

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal



i7 Notícias
-->