Água escura no balneário de Quatá causa preocupação a moradores

O fato tem causado desconforto em várias pessoas.


 

A água escura de terra do Balneário Municipal de Quatá tem gerado preocupação na população que utiliza o espaço. Em virtude das fortes chuvas registradas na semana passada, no município, as curvas de nível do espaço onde é cultivada a cana-de-açúcar da Zilor Energia e Alimentos cederam, e a terra desceu até o leito do balneário, que é próximo à área pertencente à empresa.

O fato tem causado desconforto em várias pessoas. Há quem diga que a usina “degradou a nascente” do balneário, e que ela “não tem se preocupado” com a manutenção dos serviços de conservação ambiental. Outros afirmam que “a terra vermelha que chegou até o leito contém agrotóxico e contaminou o local”.

Representantes da Prefeitura de Quatá e da gestão da empresa se reuniram para discutir o assunto. O diretor municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Carlos Garcia, que esteve no encontro, também passou pelo balneário para verificar as denúncias, e afirma que “não há contaminação”. “Não encontramos nenhum peixe morto, como temos ouvido. O zelador, que mora no local, também não viu nenhum”, comenta.

Segundo José Carlos, o aspecto sujo da água não está relacionado somente ao rompimento da estrutura de contenção, mas também ao movimento da terra do fundo da represa, motivado pelas fortes chuvas. “Em um dia da semana passada choveu 75 mm em apenas 20 minutos”, relata. Ele diz que se a chuva cessar por cerca de 10 dias, a terra deverá se decantar e a água voltará ao seu aspecto limpo.

De acordo com o diretor, no encontro, a empresa se mostrou disposta a recuperar as curvas de nível. “Ela já tem feito barreiras embutidas, de maior espessura, na cabeceira da nascente do balneário. A usina atende todos os requisitos ambientais e sempre respeitou os espaços do município. O que ocorreu não apresenta nenhuma gravidade”, expõe.

Procurada pela reportagem, a empresa informa que suas atividades agrícolas “atendem aos requisitos legais e está de acordo com todas as boas práticas de conservação de solo e água e preservação do meio ambiente”. “Continuamos apoiando a comunidade e a Prefeitura, visando minimizar as consequências das fortes chuvas, devido ao fenômeno El Niño, que vem atingindo a cidade. A empresa continua realizando o monitoramento e a análise da água do balneário e, como de costume, a qualidade se mantém regular”, expõe a Assessoria de Imprensa da Zilor.

Nos últimos dias, o balneário começou a ser limpo, podendo demorar por volta de duas semanas para que o trabalho seja concluído.

(Fonte: imparcial.com.br, com informações Da Redação)



i7 Notícias
-->