Aedes avança e Saúde de Paraguaçu propõe “Carnaval sem Dengue” e força tarefa contra o mosquito

Paraguaçu Paulista já recebeu 79 notificações de casos suspeitos de dengue, sendo que destes 5 foram confirmados, 10 foram descartados e 64 aguardam os resultados.


 

Desde o início deste ano, Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Saúde, já recebeu 79 notificações de casos suspeitos de dengue em diversas localidades da cidade, sendo que, destes 5 foram confirmados, 10 foram descartados e 64 aguardam os resultados dos exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz.

Se for contabilizado os casos desde o início do ano dengue, em julho do ano passado, já são 12 casos confirmados e mais de 100 notificações de suspeitos e isso, analisado junto com o índice que mede a infestação de mosquito na cidade, apresenta um grave quadro que pode potencializar a transmissão agora neste pós-Carnaval, com chuvas e calor.

Justamente por isso, após a sua criação, o Comitê Municipal de Vigilância e Controle da Dengue, criado pelo Prefeito Ediney, intensificou suas reuniões e propôs de imediato a campanha “Carnaval sem Dengue”, oferecendo um modelo de check list, ou seja uma lista de tarefas, que as pessoas podem realizar durante o feriado prolongado e vistoriar as casas e terrenos, eliminando os criadouros do aedes. Outras ações como panfletos, áudios e mídias serão distribuídos à imprensa e população neste Carnaval com vistas a orientar e alertar a população sobre o perigoso quadro.

Outra ação do Comitê que se organiza e se torna um dos órgãos mais atuantes no município nesse combate ao aedes, foi a criação de uma força-tarefa para diversas ações no sentido de buscar e eliminar os criadouros do mosquito que transmite perigosas doenças.

A primeira dessas ações será a realização de um mutirão de limpeza da cidade que, em parceria com TV Tem, realizará no início do mês de fevereiro o “Cidade Limpa”, mas que ganhará o reforço de voluntários, novos agentes contratados, Tiro de Guerra, Defesa Civil, Associação Comercial, instituições civis e militares, clubes de serviços e associações de moradores.

Para organizar tudo isso o Comitê Municipal está convidando a todos para uma reunião de lançamento da força-tarefa “Uma cidade inteira e unida contra o Aedes aegypti”, que acontecerá no próximo dia 17 de fevereiro, a partir das 14 horas, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, para a qual todos estão “convocados”.

Enquanto isso prosseguem as ações de atendimento aos pacientes, visitas domiciliares, visitas para redução de criadouros e nebulização de imóveis, que continuarão sendo realizadas de segunda a sábado em toda a cidade.

Dentro da proposta do Comitê Municipal acontece neste feriado de Carnaval mais uma ação da equipe de Combate ao Aedes, que recebeu o reforço de contratação de mais 30 funcionários que já foram treinados e realizarão visitas domiciliares com busca e eliminação de criadouros e o Departamento de Saúde solicita que a população atenda os agentes, que estarão identificados, para juntos combaterem o mosquito.

 


Força-tarefa “Uma cidade inteira e unida contra o Aedes aegypti”, 17 de fevereiro, a partir das 14 horas, na Câmara de Vereadores

 

Fonte: Assessoria de Comunicação



i7 Notícias
-->