Conta de luz ficará mais barata em abril

É que será adotada a bandeira verde no sistema de bandeiras tarifárias.


 

A conta de luz vai pesar menos no bolso do consumidor a partir de sexta-feira. A redução média ficará em 6%. Além disso, não haverá mais a cobrança extra na conta.

É que será adotada a bandeira verde no sistema de bandeiras tarifárias. Esse sistema tem as cores verde, amarela e vermelha e serve para informar ao consumidor, a cada mês, se a energia está mais cara ou mais barata.

Desde que foi implementado o sistema de bandeiras tarifárias em janeiro de 2015, até fevereiro de 2016, a bandeira se manteve vermelha. Em março, passou para amarela. O aumento de chuva neste ano, que melhorou o volume dos reservatórios das hidrelétricas, aliado à redução da demanda e à inclusão de novas usinas no sistema elétrico brasileiro, possibilitou a mudança das bandeiras tarifárias nos últimos meses.

A cor da bandeira indica se a energia custa mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade. “Com as bandeiras, a conta de luz fica mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais consciente”, informa a Aneel.

 

Fonte: O Dia



i7 Notícias
-->