'Dia D' de vacinação contra a gripe lota as unidades básicas de saúde de Paraguaçu

A expectativa do Departamento Municipal de Saúde é de 9.500 de pessoas serem vacinadas até 20 de maio.


 

Todas as unidades básicas de saúde de Paraguaçu Paulista ficaram abertas neste sábado, dia 30, para o "Dia D” de vacinação contra a gripe. A mobilização é uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde. A expectativa do Departamento Municipal de Saúde é de 9.500 de pessoas serem vacinadas até 20 de maio.

A procura pela vacina foi grande em todas as unidades do município, principalmente por ela prevenir do vírus H1N1, que já matou várias pessoas no país nas últimas semanas. Neste primeira etapa da campanha, apenas um grupo de risco pode receber a dose, como explica a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Márcia Deperon (foto).

"Nós recebemos nesta primeira etapa 30% das doses. Então, neste primeiro momento, serão vacinadas crianças de 6 meses até 5 anos incompletos; gestantes; puérperas (mulheres que deram a luz até 45 dias); trabalhadores da saúde, isso inclui o pessoal das unidades básicas, que atuam no hospital, no pronto-socorro, clínicas particulares e consultórios médicos, e também os maiores de 60 anos."

A segunda etapa da campanha iniciará no dia 09 de maio e será destinada aos portadores de doenças crônicas (respiratória, renal, neurológica, diabetes, imunossupressão, obesos (grau III) e transplantados).

A diretora lembra que a vacinação continua em todas as unidades básicas de saúde até o dia 20 de maio.

Sobre se todas as pessoas dos grupos de risco conseguirão ser atendidas com a vacina, Márcia Deperon explica: "Como esta vacinação é atípica, devido a maioria da população estar procurando pela H1N1, então nós não podemos mensurar neste instante, pois em anos anteriores, com essas doses, a gente conseguiu atingir a meta, mas como a procura está sendo muito grande, ainda não dá para mensurar".

 


Idosos foram um dos grupos destinados à vacinação nesta primeira etapa da campanha
 


Um grande público procurou as unidades básicas de saúde do município



i7 Notícias
-->