Há 70 anos praticando Judô, Sensei Isaburo Suto é um dos condutores da tocha olímpica em Paraguaçu

Suto foi um dos escolhidos para carregar a tocha olímpica no dia 28 de junho em Paraguaçu Paulista


Suto foi um dos escolhidos para carregar a tocha olímpica no dia 28 de junho em Paraguaçu Paulista

 


Sensei Isaburo Suto iniciou no Judô aos 11 anos de idade, em um período que o mundo passava pela Segunda Guerra Mundial

Seis pessoas conduzirão a tocha olímpica em Paraguaçu Paulista no dia 28 de junho, e uma delas é o Sensei Isaburo Suto, de 81 anos e que há 70 anos pratica o Judô.  Ele é conhecido por todas as autoridades regionais, estaduais e até nacionais do Judô, tem uma das mais altas graduações da modalidade, a faixa coral vermelha e branca (6º Dan), um mérito à quem dedica até hoje sua vida para ensinar nossas crianças e jovens.

Sensei Isaburo Suto, é nascido na Fazenda Cristal, município de Borá/SP, em 15 de fevereiro de 1935, filho de Hanjiro Suto e de Hisae Kido. Ele foi criado numa família grande, que além de seus país ainda continha mais 10 irmãos, desses sendo 4 homens e 6 mulheres.

Suto relatou que iniciou a sua vida esportiva com 11 anos de idade, em um período em que o mundo passava pela Segunda Guerra Mundial. O esporte foi apresentado para ele pelo Sensei Yukiti Kimura.

"Há 70 anos, Yukiti Kimura veio do Japão e trouxe o Judô. Ele vendia e consertava sapatos, e alugou um quarto em uma pensão, perto de casa, onde colocou quatro colchões para ensinar o esporte. Naquele tempo era a Segunda Guerra Mundial, então quando íamos treinar ele dizia: 'Não faz barulho'. As autoridades policial ficavam olhando, pois não podiam ter agrupamento de japoneses."

Após oito anos de treinamento, com apenas 19 anos, em 1954, Suto conquistou a faixa preta (1º Dan).

No longo caminho percorrido por esses 69 anos, passaram muitos alunos que hoje se tornaram professores, dentistas, médicos, além daqueles que seguiram seus caminhos por outros horizontes, mas com certeza levando algum ensinamento passado pelo Sensei Suto.

Sensei Suto teve a honra de formar e graduar vários faixas pretas durante estes longos anos de ensinamentos, sendo eles: Geraldo Myamoto, Massaro Nagamatsu, José Higa, Odovvaldo de Mello, Northon W. Thimóteo Filho, Massayuki Hojo, Hemerson Ricardo Navarro, José Hugo de Souza Neto e Marcelo Moreira, entre outros.

Hoje o Sensei passa os seus conhecimentos em um espaço criado pela Associação de Pais e Voluntários do Judô, com o apoio do Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal e da Acepp, e que leva o seu nome: Centro de Treinamento de Judô “Isaburo Suto”, instalado no antigo barracão da estrada de ferro.

Sobre a emoção de ser um dos carregadores da tocha olímpica, o Sensei Suto relatou: "No começo eu nem sabia o que seria isso, mas depois que vi o que é, eu senti uma honra em carregar a tocha. É uma emoção boa, uma grande felicidade".

Suto disse também se sentir orgulhoso em poder presenciar o Brasil sendo sede das Olimpíadas. "Tem o mundo inteiro para escolher, e escolheram o Brasil ainda quando a gente tá vivo (risadas)", completou.



i7 Notícias
-->