Conheça mais um condutor da Tocha Olímpica em Paraguaçu Paulista, Welton Guerin

O paraguaçuense Welton Guerin, de 33 anos, também é um dos condutores da Tocha Olímpica no dia 28 de junho em Paraguaçu Paulista.


O paraguaçuense Welton Guerin, de 33 anos, também é um dos condutores da Tocha Olímpica no dia 28 de junho em Paraguaçu Paulista. Casado e pai de uma menina, Guerin é amante da natação e faz desse esporte a sua profissão, sendo responsável pela parte competitiva da natação de Paraguaçu Paulista.

Sempre apaixonado por esportes, Guerin foi influenciado pelo futebol, mas foi no basquete que ele entrou para a prática, e a consequência disso foi a sua formação em Educação Física e o seu brilhantismo dentro das piscinas com as crianças, adolescentes e adultos.

"Desde garoto, o esporte sempre fez parte da minha vida. Comecei influenciado com aquela onda do Paraguaçuense. Quando eu era novo, o principal esporte da cidade era o futebol, e aos poucos eu fui induzido à prática do basquete na época de escola, que tinha as Olimpíadas Escolares em Paraguaçu o que era o grande fomento do esporte, e como eu estudei no Cene, a escola sempre teve tradição no basquete, aí o Pedrão foi me inserindo no basquete, foi onde eu me despontei e o sonho de ser atleta surgiu, e eu joguei por Assis, por Paraguaçu Paulista, por Tupã. Eu decidi fazer Educação Física, pois eu queria trabalhar com esportes, e no primeiro ano da faculdade surgiu a oportunidade de eu estagiar com a área de natação. Eu já sabia nadar, já tinha feito aulas de natação, mas eu nunca tinha vivenciado a natação competindo, foi aí que a natação que surgiu como principal esporte na minha vida", contou o Guerin.

Welton e mais alguns esportistas formaram o primeiro grupo de natação em Paraguaçu Paulista. "Foi uma safra de crianças muito boas, que começaram a representar as cidades de Assis, Ourinhos e terminou representando Botucatu", completou.

Já formado, o paraguaçuense ingressou para a equipe do Botucatuense, se aprimorando no esporte já como profissional. "Lá tinha diversos campeões brasileiros, tinha um menino recordista sul-americano. Aí eu comecei a vivenciar realmente a natação competitiva a nível nacional e até sul-americano. Comecei a vivenciar o esporte com seriedade", explicou.

De volta à terra natal em 2009, Guerin iniciou profissionalmente com o seu trabalho de natação na cidade e já colheu vários frutos, mas muitos ainda tende a colher. "Daqui saíram diversos atletas de destaque, medalhistas paulistas, medalhistas brasileiros, atletas que pegaram a Seleção e foram medalhistas na Itália. O fruto maior de tudo isso será a piscina municipal, que é o que vai alavancar a natação em Paraguaçu."

 



i7 Notícias
-->