Paraguaçu Paulista e outras cidades da região recebem Cinema Móvel

Paraguaçu Paulista será contemplada nos dias 2 e 3 de junho.


Com patrocínio da Duke Energy, projeto exibe filmes de graça em Paraguaçu Paulista, Rancharia e Nantes

 

Com o projeto “Estradafora”, o Circuito Cultural Duke Energy visita a região da hidrelétrica Capivara levando cinema de graça às comunidades.  Paraguaçu Paulista será contemplada nos dias 2 e 3 e Rancharia, nos dias 6 e 7. A sala móvel de cinema, com capacidade para 140 espectadores, ficará estacionada nas praças da Feira e da Matriz, respectivamente. Já Nantes receberá o cinema itinerante no dia 17, quando a estrutura estará em frente ao Centro Educacional Interdisciplinar (Cien). Por meio da parceria com as secretarias municipais de Educação, o projeto atenderá alunos de 22 escolas, nas três cidades.

A secretária municipal de Educação de Rancharia, Cláudia Elena Slobodticov avalia positivamente a iniciativa. “Recebemos outros espetáculos culturais da Duke Energy, mas é a primeira visita do projeto Estradafora, ampliando o acesso da população ao cinema. Quanto aos alunos e professores, além de se divertirem como espectadores, podem debater os temas em sala de aula. Por isso, para o período diurno escolhemos produções nacionais, valorizando a nossa cultura", comenta.

Cada cidade participante pode elaborar a própria programação a partir dos filmes disponibilizados pelo Estradafora. Nesta edição, os títulos são: “Divertida Mente”, “Peixonauta”, “Shaun, o carneiro”, “A teoria de tudo”, “Confissões de Adolescente” e os média-metragens “As viagens de Jerê” e os “Os segredos do rio” (ambos produzidos na Bacia do Paranapanema, por iniciativa do Circuito Cultural).

 As sessões de cinema dos períodos da manhã e da tarde são direcionadas aos alunos de escolas locais. No entanto, se houver lugares excedentes o ingresso é aberto à comunidade. Já as sessões noturnas, com início às 19h30, são para a população em geral, atendida por ordem de chegada até a lotação da sala. Em Rancharia, no dia 6, a sessão noturna será dedicada aos professores da rede.

 

 

Sobre o projeto

Com patrocínio da Duke Energy via Lei Rouanet, a edição 2016 do Estradafora percorrerá 15 cidades paulistas e paranaenses da Bacia do Paranapanema. Graças à parceria entre a companhia patrocinadora e o Teatro de Tábuas, criador do projeto, ele está circulando pela região desde 2011. No ano passado, o média-metragem “Segredos do rio” foi exibido para mais de 14 mil alunos de escolas municipais.

 

Fonte: Assessoria



i7 Notícias
-->