Prefeito Ricardo confirma recursos do Governo do Estado para UTI

Repasse dos 86 mil reais, segundo Prefeito, deve acontecer até dia 30 deste mês.


Repasse dos 86 mil reais, segundo Prefeito, deve acontecer até dia 30 deste mês.

 

Na manhã desta terça-feira, dia 14, o provedor da Organização Social de Saúde Santa Casa de Misericórdia de Assis, Seijim Higa, recebeu a confirmação do repasse da ajuda de custeio, no valor de 86 mil reais, pelo Governo Estadual para a manutenção da UTI.

A notícia foi dada pelo Prefeito de Assis, Ricardo Pinheiro Santana, que esteve pessoalmente na Secretaria de Estado da Saúde empenhado na consumação do Convênio com o Governo do Estado, na tentativa de manter os leitos da UTI da Santa Casa de Assis em funcionamento.

“Como eu já havia dito o Governo do Estado assumiu o compromisso de socorrer os leitos de UTI da Santa Casa, agora levo a confirmação aos assisenses de que o Estado irá repassar os 86 mil reais à Santa Casa. Os dez leitos de UTI continuarão a salvar vidas, graças ao comprometimento da Prefeitura de Assis, Governo do Estado de São Paulo e Provedoria da Santa Casa de Assis”, disse em comunicado o Prefeito Ricardo Pinheiro Santana.

Após a confirmação dada pelo Prefeito, já nesta terça-feira, dia 14, a OSS Santa Casa recebeu da Diretoria Regional de Saúde – DRS IX /Marília a solicitação para apresentação do Plano de Trabalho, parte do processo para assinatura do Convênio, fato que demonstra que a situação do repasse dos 86 mil deve ser resolvida.

Segundo a Provedoria, com a assinatura do Convênio e o efetivo recebimento dos recursos do Governo do Estado, ainda ficará um déficit mensal de aproximadamente R$68.000,00 no custeio da UTI, déficit que a OSS Santa Casa tentará resolver com medidas de redução de custos, sem deixar de insistir junto à Prefeitura Municipal de Assis e ao CIVAP para obter alguma ajuda adicional.

Quanto ao passivo de cerca de R$ 1.130.000,00 de déficit acumulado da UTI, relativo aos meses de novembro/2015 a maio/2016, a OSS Santa Casa de Assis, para evitar fazer novos empréstimos bancários, continuará lutando junto aos poderes públicos para conseguir alguma subvenção que minimize esse significativo déficit.

A Provedoria da OSS Santa Casa, que tem como provedor Seijim Higa, o Conselho de Administração da Santa Casa de Assis, por meio do presidente José Benjamim de Lima, e demais diretores e médicos agradecem o empenho do Prefeito Ricardo Pinheiro Santana, da Vice-Prefeita Lenilda Ramos, da Secretária Municipal de Saúde Denise Fernandes e do Deputado Estadual Mauro Bragato. Também agradecem todo o apoio prestado pelos Vereadores de Assis a causa e toda sensibilidade demonstrada pelas associações de classe ao momento de dificuldade.

A UTI, hoje em funcionamento no Hospital da OSS Santa Casa de Misericórdia de Assis foi uma conquista da região e, desde sua implantação, já beneficiou cerca de 700 pacientes. A OSS Santa Casa tem gerenciado o serviço com a dedicação e competência, características da Organização Hospitalar que há 96 anos acolhe pacientes de Assis e região, porém, questões de ordem burocrática e financeira provocaram nos últimos meses o comprometimento da continuidade dos serviços da Unidade de Terapia Intensiva.

O fechamento dos 10 leitos da UTI, significariam não só a perda de um importante serviço de saúde para Assis e região, mas também da fonte de renda de pelo menos 30 profissionais.

 

HISTÓRICO DA SITUAÇÃO

A UTI foi inaugurada em agosto de 2014, com recursos do Governo Estadual, Secretaria de Estado da Saúde, que equipou e, até novembro de 2015, enviou recursos financeiros da ordem 270 mil reais mensais, para o custeio dos 10 leitos. Porém, o serviço teve que ser credenciado ao SUS, junto ao Ministério da Saúde, desde então os repasses passaram a ser de 116 mil reais mensais, o que ocasionou à OSS Santa Casa, que faz a gestão deste serviço, um déficit mensal de aproximadamente 160 mil reais. Este déficit tem sido, com muita dificuldade, suportado pela Organização. Até que no início deste ano a Diretoria da Santa Casa e o Conselho de Administração da OSS buscaram junto das autoridades, Deputado Estadual Mauro Bragato, Prefeito Ricardo Pinheiro Santana, Vice-Prefeita Lenilda Ramos e Secretária de Saúde Denise Fernandes, apoio para novas possibilidades de recursos financeiros, no objetivo de manter o serviço, tão importante para Assis e Região em funcionamento.

No mês de março as autoridades e a Diretoria da Santa Casa participaram de uma audiência com o senhor Wilson Polara, Secretário Adjunto da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, e, na oportunidade, foi sinalizado à OSS Santa Casa um apoio financeiro de 86 mil reais mensais, por um período de 12 meses ou até o pleno credenciamento na Rede de Urgência e Emergência no Estado, o que possibilitará melhores fontes de custeio junto ao Ministério da Saúde.  Porém a demora no repasse dos recursos preocupou a OSS, que mais uma vez considerou o fechamento da UTI.

A OSS Santa Casa de Assis se compromete a manter os funcionários e a população informada sobre novas etapas deste processo.

 

Fonte: Comunicação AME Assis



i7 Notícias
-->