Novo exame de sangue detecta Alzheimer com 100% de precisão

Até hoje não existem vacinas ou modos de prevenção concretos.


 

O que torna o Alzheimer uma doença preocupante é a sua inevitabilidade. Até hoje não existem vacinas ou modos de prevenção concretos. Uma vez detectada na pessoa, há poucas chances de recuperação pela falta de tratamentos.

E se pudéssemos detectar a doença muito tempo antes de seus sintomas? É o que resultou um novo exame de sangue desenvolvido por uma equipe da Universidade de Rowan, nos Estados Unidos. A equipe responsável relatou "uma precisão sem paralelo" na detecção dos estágios iniciais da condição.

"É comumente aceito atualmente que as mudanças relacionadas ao Alzheimer começam no cérebro pelo menos uma década antes do surgimento de sintomas reveladores", diz Robert Nagele, membro da equipe.

"Pelo nosso conhecimento, esta é a primeira análise de sangue utilizando biomarcadores de auto-anticorpos que podem detectar com precisão a doença de Alzheimer em um ponto mais cedo no decurso da doença, quando os tratamentos são mais suscetíveis a serem benéficos – isto é, antes que uma devastação muito grande do cérebro ocorra", completou.

Embora esses resultados sejam animadores, os membros precisam testar o método em amostras maiores e mais diversificada, para ver se a média de 100% oscila com dados adicionais. Entretanto, saber que você tem Alzheimer mais cedo do que mais tarde não vai impedi-lo de desenvolver a doença completamente, poderia dar aos pacientes a oportunidade de se inscrever para ensaios clínicos de novos medicamentos e tratamentos, planejar cuidados médicos futuros, e até mesmo explorar formas de ajudar a retardar sua progressão, define a equipe de pesquisadores.

O Alzheimer é responsável por 50% a 80% dos casos de demência no mundo, o que mostra que testes como este são extremamente necessários. Talvez, se conhecermos melhor esta doença em seus estágios iniciais, podemos ser capazes de descobrir como ela começa e como preveni-la.

 

Fonte: Bonde 



i7 Notícias
-->