Paraguaçu Paulista receberá unidade móvel de mamografia

O exame contemplará mulheres a partir dos 35 anos, seguindo critérios para o agendamento.


 

Entre os dias 19 de julho e 20 de agosto, nossa cidade receberá a Unidade Móvel de Mamografia do programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado. O programa foi criado pela Secretaria de Saúde de São Paulo com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da realização do exame, assim como a facilidade do acesso ao mesmo, através da dispensa do pedido médico, facilidade de agendamento e garantia do tratamento logo após a confirmação do diagnóstico.

O exame contemplará mulheres a partir dos 35 anos, seguindo critérios para o agendamento: 1 – mulheres entre 35 e 49 anos, tendo solicitação médica (podendo ser do clínico geral, ginecologista, mastologista do SUS ou rede privada) e estar em posse de RG e Cartão SUS. 2 – mulheres acima de 49 anos,  estar em posse de RG e Cartão SUS apenas.

O agendamento poderá ser feito no departamento municipal de saúde, que funciona na rua Maria Paula Gambier Costa 819, entre 7h e 11h e 13h e 17h de segunda a sexta-feira. Unidades de saúde, consultórios e empresas poderão fazer contato para agendamento pelo e-mail [email protected].

A Organização Mundial de Saúde estima que no mundo ocorram cerca de 1.050.000 casos de câncer de mama por ano. É o tipo de câncer que mais incide sobre a população feminina. Nas mulheres, é a causa mais frequente de morte por câncer.

As causas do câncer de mama não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que a doença é multifatorial e depende de uma complexa combinação de fatores. A idade é o principal fator de risco, que aumenta a partir dos 35 anos em alguns grupos. As mulheres que têm entre 50 e 70 anos são as mais propensas, por isso as políticas de rastreamento, baseadas nas recomendações da Organização Mundial de Saúde, são prioritariamente focadas nessa faixa etária.

A Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista apoia a iniciativa da secretaria de saúde em parceria com o departamento municipal, e irá auxiliar na divulgação por meio da veiculação de informativos diários na programação da Radiativa FM.

Fonte: Leonardo Volcean - Assessoria de Imprensa da Câmara
*Com informações da Secretaria de Estado da Saúde



i7 Notícias
-->