Detran.SP oferece 27 serviços online para facilitar a vida do cidadão

Por meio do aplicativo de serviços é possível também saber o status da emissão de documentos solicitados para serem entregues via Correios.


 

Por meio do portal do Detran.SP é possível solicitar documento, apresentar recursos e consultar a situação do veículo e da habilitação. Alguns dos principais serviços estão disponíveis também em aplicativos para celulares e smartphones.

Precisa da 2ª via da carteira de habilitação, quer pedir permissão para dirigir em outro país, recorrer de uma multa ou do processo de suspensão da CNH? Você pode fazer todos esses procedimentos sem sair de casa, de forma simples e segura, pelo portal do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), www.detran.sp.gov.br.

Pela internet, o cidadão pode ainda consultar multas e pontos registrados na habilitação, pesquisar débitos ou restrições de veículos, conferir resultados de provas teóricas e práticas e fazer indicação de condutor quando não for o responsável por determinada infração (veja lista no quadro abaixo).

Para realizar os serviços, basta fazer um rápido cadastro no portal do Detran.SP. No topo da página www.detran.sp.gov.br tem a opção “Entre ou cadastre-se”. Se o usuário quiser há também a possibilidade de vincular a conta do portal do Departamento de Trânsito ao seu perfil no Facebook, na opção “Meu cadastro”, em “editar dados”.

Embora a procura por serviços online esteja crescendo gradativamente –o portal do Detran.SP já tem 10,2 milhões de usuários cadastrados e os aplicativos disponibilizados pelo órgão já somam quase três milhões de downloads– mais de 80% das pessoas, ainda costumam ir pessoalmente às unidades de atendimento para solicitar documentos que podem ser pedidos em poucos cliques pela internet, como 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão Internacional para Dirigir (PID).

“Por isso, recomendamos que antes de se deslocar até um posto, o usuário consulte nosso portal. Ainda que o serviço que a pessoa precisa não possa ser feito online, em nossa página o usuário encontrará a relação de documentos e demais informações necessárias para cada procedimento. Isso evita que o cidadão tenha de ir mais de uma vez à unidade e agiliza o atendimento”, ressalta Jânio Loiola, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran.SP.

Para alguns serviços, como o licenciamento anual obrigatório e a troca da 1ª habilitação pela CNH definitiva, basta efetuar o pagamento da respectiva taxa na rede bancária. Apesar dessa facilidade, mais da metade das pessoas ainda pede esses documentos pessoalmente em uma unidade de trânsito.

Confira os serviços disponíveis no portal e nos aplicativos do Detran.SP:

Detran.SP no celular – O Detran.SP oferece, ainda, três aplicativos gratuitos para tablets e smartphones, com diversas funcionalidades, como: solicitar 2ª via da CNH e acompanhar a emissão do documento; consultar multas do próprio veículo; treinar para a prova teórica; além do jogo educativo do Clube do Bem-te-vi. Os aplicativos estão disponíveis para as plataformas Android e iOS.

Basta buscar a palavra-chave “Detran-SP” nas lojas virtuais Google Play e App Store.

Por meio do aplicativo de serviços é possível também saber o status da emissão de documentos solicitados para serem entregues via Correios. Dessa forma, assim que o documento for emitido, o Detran.SP mandará uma mensagem ao usuário com o código de rastreamento dos Correios e avisos sobre o andamento da entrega.

Uma das mais recentes atualizações é o envio via push (mensagem no aplicativo) de alerta sobre o prazo para licenciar o veículo, de acordo com o final da placa. O aviso é enviado ao usuário que não tiver feito o licenciamento até o começo do mês em que o procedimento é obrigatório. Na metade do mês, o Detran.SP enviará um outro alerta aos proprietários de veículos que ainda não tiverem regularizado a documentação.

Para ter acesso às notificações via push, basta habilitar a opção de recebimento no aparelho após instalar o app. É importante ressaltar que não é enviado nenhum link com mensagem ou arquivo para download. Também não é necessário inserir nenhuma senha para ler o conteúdo.

“A conectividade é uma tendência mundial para os serviços públicos ou privados e é justamente para desburocratizar o atendimento e facilitar a vida do cidadão que o Detran.SP está ampliando as soluções online”, pontua Loiola.

 

Fonte: Assessoria



i7 Notícias
-->