Defesa Civil municipal conclui treinamento de brigadistas da Operação Estiagem em Paraguaçu

Esses treinamentos, em forma de oficinas, são realizados em todas as regionais do Estado.


 

A abertura do período das oficinas preparatórias para Operação Estiagem 2016 foi feita em São Paulo pelo coronel da Polícia Militar, José Roberto Rodrigues de Oliveira, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil e as fases regionais foram desenvolvidas em maio, sendo que agora em junho acontecem os treinamentos municipais. Em Paraguaçu os treinamentos locais aconteceram nos dias 15 e 16 de junho, durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente.

A Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros e o Tiro de Guerra 02-049, realizou nesta semana o treinamento visando a formação de brigadistas e voluntários para o município, com vistas à Operação Estiagem, que se realiza em todo o Estado de São Paulo, a partir do mês de julho e durante todo o inverno.

As capacitações se realizaram das 8h30 às 16h30 na sala de instruções do Tiro de Guerra 02-049, nos altos da rua 12 de março e contou com a presença de 48 participantes representantes dos departamentos municipais de Assistência Social, Saúde, Turismo, Trânsito, atiradores do TG, representantes da ACEPP, Câmara Municipal, Casa Lar e voluntários da sociedade.

Foram duas etapas de treinamento constando do programa, numa primeira fase a cargo da Defesa Civil Municipal, uma formação sobre trabalho em equipe na quarta pela manhã, o conhecimento do Sistema e Política Nacional de Proteção e Defesa Civil no período da tarde e, já na quinta-feira, a cargo do Corpo de Bombeiros de Paraguaçu, a capacitação prática de combate a incêndios – fogo em mato.

Esses treinamentos, em forma de oficinas, são realizados em todas as regionais do Estado, onde serão discutidos temas, como política estadual de proteção e defesa civil, operação corta fogo – prevenção e combate a incêndios florestais -, orientações para criar um plano preventivo para estiagem, fiscalização e eliminação de queimadas e incêndios florestais, situação da dengue na região e a importância da formação regional de brigadistas e sua forma de acionamento.

Agora os participantes serão cadastrados no Plano de Chamada como voluntários da Defesa Civil no município e receberão os certificados expedidos pela Prefeitura Municipal e Corpo de Bombeiros.



i7 Notícias
-->