Por que gostamos de músicas tristes? A ciência responde!

A relação do ser humano com a música sempre foi muito forte.


 

A relação do ser humano com a música sempre foi muito forte. Desde o nascimento as mamães colocam uma melodia pra tocar ao pé da barriga, e, com o passar dos anos, vamos criando nosso próprio estilo musical.

Muitas vezes as músicas não nos trazem apenas bons momentos. Quem nunca levou um pé na bunda e deu play naquela seleção 'dor de chifre'? Pois é, você não está sozinho nessa.

Musicólogos da Universidade de Durham, no reino Unido, e da Universidade de Jyvaskyla, da Finlândia, estudaram os vários efeitos que a mesma música causava nas pessoas.

Três estudos envolvendo 2.436 pessoas tentaram identificar o que motiva as pessoas a ouvirem as músicas de 'sofrência' e quais são as emoções e memórias envolvidas.

O resultado foi publicado na revista científica PLOS ONE, e apontou que a maioria das pessoas apontou a natureza prazerosa dessas memórias, que em geral trazem uma melhora no humor.

 

Música: reguladora do humor

Escutar músicas tristes trouxe sensações de prazer para algumas pessoas e desconforto para outras, apontaram os cientistas. Entretanto, muitas delas associaram à memórias dolorosas, como divórcios, término de relacionamentos e até a morte.

"Pesquisas anteriores na psicologia da música e estudos de filmes enfatizaram o prazer confuso que algumas pessoas descreveram sentir quando estão envolvidas em arte trágica", descreve o autor principal da pesquisa, Tuomas Eerola, da Universidade de Durham. "Há pessoas, porém, que absolutamente odeiam músicas tristes e evitam escutá-las".

Ele ainda diz que os resultados encontrados ajudaram a descobrir como as pessoas regulam seu humor e a influência das músicas no dia a dia. "Os resultados também têm implicações na forma de entender a natureza paradoxal em ter prazer ou emoções negativas nas artes e ficção", complementa.

 

Fonte: Bonde



i7 Notícias
-->