Bolo de banana com Nutella

É a melhor combinação que você vai provar.


Ingredientes
 

Bolo de banana

- 1 e 1/2 xícara de banana bem madura amassada

- 1/2 limão

- 100 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente

- 1/4 de xícara de óleo vegetal

- 2 xícaras de açúcar cristal

- 3 ovos

- 1 colher de sopa de extrato de baunilha

- 1/2 colher de chá de sal

- 1 xícara de leite integral

- 1/2 xícara de iogurte natural

- 3 xícaras de farinha de trigo

- 2 colheres de chá de fermento em pó

- 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio

 

Recheio/cobertura

- 300 gramas de chocolate 70%

- 300 gramas de creme de avelã

- 250 gramas manteiga sem sal em temperatura ambiente

- 1/3 de xícara de cacau em pó

- Uma pitada de sal

- 1 xícara de açúcar impalpável

 

2˚ recheio

- 300 gramas de creme de leite fresco

- 1 colher de sopa de extrato de baunilha

- 100 gramas de chocolate meio amargo 50%

- 1/4 de xícara de creme de leite fresco

- 300 gramas de creme de avelã

 

Modo de preparo


Bolo de banana

Amasse bananas suficientes para encher 1 e 1/2 xícara. Em seguida, adicione o suco do limão para que as bananas não escureçam. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar e o óleo até obter um creme homogêneo.

Adicione os ovos um a um, batendo bem após cada adição. Acrescente a baunilha, o sal, o leite e o iogurte. Misture bem. Peneire a farinha de trigo, o fermento e o bicarbonato de sódio. Adicione a banana amassada, bata a mistura até homogeneizar e então despeje a massa em duas formas untadas e enfarinhadas de 21 cm de diâmetro. Leve ao forno preaquecido a 180˚C por aproximadamente 1h.

 

Recheio/cobertura

Derreta o chocolate. Processe o chocolate derretido com todos os outros ingredientes até obter uma mistura homogênea. Em seguida, transfira o creme para um potinho e cubra-o com plástico filme em contato para esfriar em temperatura ambiente e engrossar.

 

2˚ recheio

Bata os 300 g de creme de leite fresco com a baunilha até quase atingir o ponto de chantilly. Reserve. Em banho-maria, derreta o chocolate com os outros ingredientes. Adicione metade dessa mistura de chocolate ao chantilly, batendo sempre. Quando incorporar completamente, adicione o restante e bata para combinar.

Dica: Se o recheio estiver muito líquido, deixe no freezer por 30 minutos. Quando for montar o bolo, bata mais um pouco para conseguir a consistência de chantilly novamente.

 

Montagem

Arrume uma folha de acetato em torno da forma. Corte os topos dos bolos para alisar e depois divida cada bolo em dois, ou seja: você precisa ter 4 camadas de bolo. Posicione a primeira fatia de bolo na forma. Adicione uma fina camada do primeiro recheio, mais escuro, sobre a fatia de bolo. Depois, divida o segundo recheio em três e adicione a primeira parte sobre o recheio escuro.

Repita esse processo até a última camada de bolo. Leve ao congelador por 2h para depois passar a cobertura. Passe um tanto cobertura de chocolate em todo o bolo, depois leve-o à geladeira por 10 minutos.

Faça uma segunda camada de cobertura, alisando bem. Para decorar, faça pequenas gotinhas com a ajuda de um saco de confeitar (bico 8 ou 10) sobre o topo do bolo. Finalize com flores e um pouco de açúcar colorido.

 

Fonte: Bonde



i7 Notícias
-->