CREAS de Paraguaçu promove palestra sobre trabalho infantil e abre campanha

O tema da campanha deste ano é Trabalho Infantil nas Cadeias produtivas. E “NÃO ao Trabalho Infantil na Cadeia Produtiva. Apoie Essa Ideia” o mote.


 

O CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social do Departamento de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista realiza nesta quinta-feira, 23 de junho, a partir das 9 horas, no auditório do Departamento de Educação (Rua XV de Novembro, 714 – centro), uma palestra dentro da mobilização de combate ao trabalho infantil.

A palestra, que será proferida pela Assistente Social da cidade de Marília, Maria Estela Monteiro, tem por objetivo mobilizar toda a rede em torno de uma campanha que possa minimizar os efeitos e erradicar na cidade o trabalho infantil.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2002, com o intuito de mobilizar a sociedade e os estados para esse grave problema, incentiva as mobilizações do 12 de junho, como o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, visando promover a conscientização e ações para o seu enfrentamento. Em todo o mundo, são realizados milhares de eventos em dezenas de países para sensibilizar a sociedade e os governos sobre a importância de se eliminar essa violação de direitos. No Brasil, contando com o fundamental apoio do Estado Brasileiro e da grande mobilização da Sociedade Civil, liderada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), o dia se tornou uma data nacional. Ao longo dos últimos anos, a data tem ganhado importância e o reconhecimento da sociedade brasileira.

O tema da campanha deste ano é Trabalho Infantil nas Cadeias produtivas. E “NÃO ao Trabalho Infantil na Cadeia Produtiva. Apoie Essa Ideia” o mote. O cata-vento é o símbolo mundial contra o trabalho infantil. Criado no Brasil, ele foi adotado pela OIT no mundo todo. Suas cinco pontas representam todos os continentes. Ao girar, elas inspiram a mobilização, a geração de sinergia capaz de mudar a situação de milhões de crianças exploradas como trabalhadoras no Brasil e outros países.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) configura-se como uma unidade pública que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.). O Creas deve, ainda, buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada, por isso, em Paraguaçu Paulista lidera essa mobilização e campanha contra o trabalho infantil.
 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal



i7 Notícias
-->