OSS Santa Casa de Assis recebe repasse do Governo do Estado para UTI

A primeira parcela de auxílio a manutenção da UTI foi repassada à OSS Santa Casa de Assis, nesta terça-feira, dia 28.


A primeira parcela de auxílio a manutenção da UTI foi repassada à OSS Santa Casa de Assis, nesta terça-feira, dia 28.

 

Nesta terça-feira, dia 28, foi depositado em conta 86 mil reais, primeira parcela da ajuda de custeio do Governo do Estado de São Paulo para a manutenção da Unidade de Terapia Intensiva da OSS Santa Casa de Misericórdia de Assis. O recurso chegou dois dias antes do prazo máximo, anunciado pelo Prefeito Ricardo Pinheiro.

Com a ajuda do Estado a Santa Casa de Assis passa a respirar um pouco mais aliviada, porém o problema não está totalmente resolvido, visto que as contas ainda não fecharam. Segundo o provedor da OSS, Seijim Higa, mesmo com os recursos do Convênio, ainda faltam aproximadamente R$ 68.000,00, déficit mensal que a OSS Santa Casa tenta resolver com medidas de redução de custos e aportes junto à Prefeitura Municipal de Assis e ao CIVAP.

Quanto ao passivo de cerca de R$ 1.130.000,00 de déficit acumulado da UTI, relativo aos meses de novembro/2015 a maio/2016, a OSS Santa Casa de Assis, para evitar fazer novos empréstimos bancários, continuará lutando junto aos poderes públicos para conseguir alguma subvenção que minimize esse significativo déficit.

Mais uma vez a Provedoria da OSS Santa Casa, que tem como provedor Seijim Higa, o Conselho de Administração da Santa Casa de Assis, por meio do presidente José Benjamim de Lima, Diretores, Funcionários e Médicos agradecem o empenho do Prefeito Ricardo Pinheiro Santana, da Vice-Prefeita Lenilda Ramos, da Secretária Municipal de Saúde Denise Fernandes e do Deputado Estadual Mauro Bragato por todo apoio e empenho dedicados na obtenção do Convênio, assim como todo apoio recebido pelos Vereadores de Assis.

Os 10 leitos de UTI, hoje em funcionamento no Hospital da OSS Santa Casa de Misericórdia de Assis foi uma conquista da região e, desde sua implantação beneficiou cerca de 700 pacientes. A OSS Santa Casa tem gerenciado o serviço com a dedicação e competência, características da Organização Hospitalar que há 96 anos acolhe pacientes de Assis e região. O fechamento dos leitos da UTI, significaria não só uma grande perda para a saúde para Assis e região, como também, causaria um prejuízo aos cerca de 30 profissionais que atuam na Unidade.
 

HISTÓRICO DA SITUAÇÃO

A UTI foi inaugurada em agosto de 2014, com recursos do Governo Estadual, Secretaria de Estado da Saúde, que equipou e, até novembro de 2015, enviou recursos financeiros da ordem 270 mil reais mensais, para o custeio dos 10 leitos. Porém, o serviço teve que ser credenciado ao SUS, junto ao Ministério da Saúde, desde então os repasses passaram a ser de 116 mil reais mensais, o que ocasionou à OSS Santa Casa, que faz a gestão deste serviço, um déficit mensal de aproximadamente 160 mil reais. O déficit gerado tem sido, com muita dificuldade, suportado pela Organização.

No início deste ano, com o agravamento da situação, a Diretoria da Santa Casa e o Conselho de Administração da OSS buscaram junto das autoridades, Deputado Estadual Mauro Bragato, Prefeito Ricardo Pinheiro Santana, Vice-Prefeita Lenilda Ramos e Secretária de Saúde Denise Fernandes, apoio para novas possibilidades de recursos financeiros, no objetivo de manter o serviço, tão importante para Assis e Região em funcionamento.

No mês de março as autoridades e a Diretoria da Santa Casa participaram de uma audiência com o senhor Wilson Polara, Secretário Adjunto da Saúde do Governo do Estado de São Paulo, e, na oportunidade, foi concedido à OSS Santa Casa um apoio financeiro de 86 mil reais mensais, por um período de 12 meses ou até o pleno credenciamento na Rede de Urgência e Emergência no Estado, o que possibilitará melhores fontes de custeio junto ao Ministério da Saúde. 

Nesta semana, a Diretoria da OSS ainda encaminhou ao prefeito Manoel Possidônio, do Município de Platina, um ofício que será entregue, em mãos e por ele, no Ministério da Saúde, em Brasília.

O.S.S. Santa Casa de Misericórdia de Assis conta atualmente com 108 leitos, sendo 10 de U.T.I., oferecendo serviços assistenciais de saúde nas áreas da Hemodiálise, Internação, Laboratório de Análises Clínicas e Patológica, Maternidade, Pronto Atendimento, Serviço de diagnóstico por imagem, Serviço de Endoscopia, Serviços Técnicos e em 31 especialidades

A Organização é a gestora do Ambulatório Médico de Especialidades –AME, uma unidade da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo.

Os serviços prestados pelas unidades de serviço, Santa Casa e AME Assis tem promovido ainda o oferecimento de atendimento de qualidade para 13 Municípios, que envolvem uma região de cerca de 250.000 mil habitantes.

Para saber mais sobre a Santa Casa de Assis acesse www.santacasadeassis.org.br

 

Fonte: Assessoria



i7 Notícias
-->