O tempo é um bom professor, mas...

Segundo Silvio Santos, se envaidecer com elogios é tão perigoso quanto entristecer-se com as críticas.


 

Em 2016, no primeiro quadrimestre, foram abertas mais de meio milhão de empresas no país. O motivo principal que levou ao aumento substancial apontado é, segundo os especialistas, o aumento das demissões. Neste contexto há um outro fator que deve ser considerado também: o recorde de falência das empresas brasileiras. A maioria delas, fecham antes de completar 2 anos de vida.

Segundo o artigo publicado no portal terra.com.br de Bruna Saniel, os principais fatores que levam a morte prematura dessas empresas são: não conhecem o mercado que atuam; falta capital de giro, divulgação, controle financeiro e qualificação da equipe.

Por outro lado, quem é empreendedor sabe que não existe uma receita mágica. Os apontamentos são importantes, mas nem sempre resolvem, pois, cada caso é um caso. Por este fato, muitos buscam Consultores Especializados.

Neste caminho, há consultorias gratuitas e as pagas. Ou, outras opções que também podem ser, dependendo do caso, tão eficiente quanto. Uma delas é inspirar-se naqueles que já erraram e acertaram.

O portal endeavor.org.br, oferece gratuitamente centenas de vídeos com conteúdo inspiradores. Cursos de qualidade e gratuitos também são encontrados com facilidade em diversos portais, como por exemplo: fundação Bradesco, FGV, Sebrae, entre muitos outros. Além de livros com bibliografias correlatas.

Estas informações podem ser valiosas para reduzir os riscos e gerar soluções de forma preventiva.

Um exemplo disso é encontrado num vídeo amplamente divulgado na internet conhecido como: “Sete minutos valiosos com Silvio Santos”.

Um dos conselhos do apresentador e empresário no vídeo é sobre a postura diante de críticas e elogios. Segundo ele, se envaidecer com elogios é tão perigoso quanto entristecer-se com as críticas. Ambos extremos tiram o foco.

Silvio Santos ainda complementa, no vídeo, que para atingir seus objetivos é preciso agir mais do que sonhar. Não dar o passo maior que a perna. Ou, acreditar que as coisas são fáceis! “E elas não são! As coisas que valem a pena são conquistadas com lutas. Se aparecer algo fácil demais, desconfie! ”, completa ele.

Há ainda muitos resistentes a ideia de buscar experiências fora do seu contexto de trabalho. Deixam que o tempo e as tentativas e erros conduzam o resultado de seus negócios.

Contudo, como diz Hector Berlioz “O tempo é um bom professor, mas infelizmente costuma matar os seus alunos. ”  Inspirar-se no erro a acerto daqueles que chegaram lá é, com certeza, melhor do que pagar o preço por erros que poderiam ser evitados.

Sucesso a todos!


Walter Roque Gonçalves
É consultor de empresas, CRA: 6-003457, professor executivo/colunista da FGV/ABS (FGV/América Business School) de Presidente Prudente. Contato e artigos anteriores: fb.com/jkconsultoriaempresarial



i7 Notícias
-->