Mortalidade de crianças com câncer cai 21% em Marília

A informação faz parte do Atlas Online de Mortalidade do Câncer e estão disponíveis no site do Instituto.


Oncopediatra Doralice Marvulle Tan atribui elevação dos índices de cura à comunidade científica, instituições e à campanha McDia Feliz, desenvolvida há 17 anos na cidade

 


Doralice Marvulle Tan, médica oncopediatra, acredita que melhora do cenário está relacionada com os avanços na assistência e apoio - Foto: Divulgação

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, entre 1999 e 2013, houve queda de 21% no total de mortes por câncer na faixa etária de 1 a 19 anos, na DRS-VI (Direção Regional de Saúde) que abrange Marília e mais 61 municípios. A informação faz parte do Atlas Online de Mortalidade do Câncer e estão disponíveis no site do Instituto.

Em 1999, a regional registrou 19 mortes de crianças e adolescentes por câncer. No ano seguinte, a mortalidade atingiu o auge da década, com 23 óbitos. Já em 2012 recuou para 16 e em 2013 (último ano do levantamento), a doença fez 15 vítimas fatais.

Os números variam, mas têm apontado para a redução. Na avaliação da oncopediatra e presidente do Grupo de Apoio a Criança e Adolescente com Câncer (Gacch), Doralice Marvulle Tan, as causas do avanço são o diagnóstico precoce, melhores ferramentas para diagnóstico e estadiamento adequados, elevação do conhecimento técnico em relação à biologia e evolução dos tumores, melhora nas condições hospitalares e medicações tanto para tratamento do câncer em si quanto das intercorrências, principalmente as doenças infecciosas.

“Vemos também maior envolvimento governamental e da iniciativa privada, como no caso do Instituto Ronald McDonald, que realiza a campanha McDia Feliz. Através de conscientização e fomento à pesquisa, tem se melhorado a estrutura física e tecnológica, associada a projetos de humanização e apoio”, afirmou a médica.

 

CAMPANHA

Dezenas de voluntários, funcionários da Santa Casa de Marília e apoiadores participaram, na segunda-feira (08), do lançamento local do McDia Feliz 2016.  Em Marília, entre as conquistas proporcionadas pela campanha, estão a construção da casa de apoio do Gacch (rua Júlio de Mesquita, 50), leitos de internação para crianças e adolescentes pelo SUS na Santa Casa de Marília, serviço de onco-oftalmologia pediátrica, com aquisição de equipamentos como placa de rutênio, ultrassom e sonda para biomicroscopia ultrassônica.

Entre os projetos em execução estão a reforma da quimioterapia pediátrica e instalação de um consultório odontológico especializado. A campanha 2016 visa a implantação do atendimento psicológico específico para crianças, adolescentes e familiares. 

Para apoiar, basta adquirir o tíquete antecipado (ao custo de R$ 15,50) e trocar por um sanduíche Big Mac, no próximo dia 27 de agosto. Também é possível apoiar com a aquisição de camisetas oficias, por R$ 25. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-5555, ramal 5559 ou e-mail [email protected]

 

Fonte: Diário de Marília



i7 Notícias
-->